CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Política Estudantil

Duas chapas concorrem à direção do Grêmio Estudantil Nilo Peçanha

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 18/07/2019 19h52, última modificação 19/07/2019 11h36
Mediado pelo Comitê Acadêmico de Representantes de Turma, debate atraiu dezenas de alunos.
Grêmio

Estudantes ouviram as propostas e interagiram com os debatedores.

O debate foi realizado na tarde desta quinta-feira, 18 de julho, no Auditório Miguel Ramalho e reuniu integrantes das chapas UNIFF e A.D.A.O Geral (Alunos Dispostos a Alcançar Objetivos Gerais), tendo a mediação de um integrante do Comitê Acadêmico dos Representantes de Turma (Cart). A última diretoria do Grêmio Estudantil Nilo Peçanha encerrou seu mandato em 2018 e não houve novos sucessores. 

A eleição vai acontecer no dia 24 de julho, de 8h às 20h, e, pela primeira, vez terá votação eletrônica. O CART contou com a colaboração do diretor de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação do campus, Jonivan Coutinho Lisboa, na elaboração do sistema eletrônico. A gestão do Campos Centro disponibilizará terminais para a votação. A apuração ocorrerá em seguida. Cerca de três mil estudantes poderão votar.

A data de posse da nova diretoria vai ser definida pelo Comitê, mas deverá ser ainda em julho. Durante o debate, três representantes de cada chapa responderam a questões levantadas pelo Cart, entre si, e também puderam tirar dúvidas de estudantes presentes. 

Assuntos como as condições de laboratórios, salas de aula, equipamentos e diálogo com a gestão do campus, entre outros temas, foram discutidos nas várias rodadas de debates de ideias promovidas pelos organizadores. A expectativa do estudante do curso técnico de Mecânica Pedro Carlos Loreano Silva é a melhora do canal de comunicação entre alunos e gestão: "Acho muito importante para ter essa conexão do aluno com a escola. Às vezes é muito afastado e eles (a gestão) não sabem o que a gente quer". 

Para Manuela de Oliveira, de Edificações, o debate se deu em bom nível: "Acho que eles estão apontando bastante os quesitos que os alunos estão requerendo, as coisas mais importantes". Ianna Cardoso Dutra, outra estudante do Curso Técnico de Edificações, também destaca a relevância de interação entre as partes na rotina escolar: "É muito importante para que a nossa voz seja ouvida no IFF.  Com essa eleição do grêmio, será um meio de a gente ter uma ligação maior com a direção e com os problemas que estão acontecendo e solucionar eles também", opina ela.