CAMPUS CAMPOS CENTRO

Verticalização

Egressos da Licenciatura em Geografia são aprovados em cursos de mestrado

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 08/12/2020 15h04, última modificação 08/12/2020 15h24
Estudantes falam da importância de dar continuidade à formação acadêmica.
Aprovação em mestrados

Irla Bersot planejava fazer o curso de mestrado quando ainda estava na graduação (Foto: Divulgação)

O acompanhamento de atividades de egressos do Curso de Licenciatura em Geografia, oferecido pelo Instituto Federal Fluminense (IFF) no Campus Campos Centro, mostra que este ano vários estudantes obtiveram, ou estão em via de obter, aprovação em processos seletivos para cursos de mestrado. Ao tomar conhecimento do sucesso dos ex-alunos do curso, a coordenadora adjunta Roselene Affonso do Nascimento comemorou as conquistas: "Temos como prática em nossa coordenação acompanhar nossos egressos tanto em sua trajetória profissional quanto acadêmica. Ficamos muito felizes com estas aprovações que reforçam que estamos no caminho certo em nosso trabalho", disse ela à Ascom.

A chamada verticalização, quando o estudante dá continuidade à sua formação em cursos de graduação ou pós-graduação, faz parte da missão institucional do IFF. Para estudantes de cursos técnicos de nível médio são oferecidos cursos tecnológicos, licenciaturas e bacharelados. No caso das graduações, o Campos Centro oferece  cursos de pós-graduação lato e stricto sensu e mestrados. "Muitos dos projetos são continuidade dos Trabalhos de conclusão de Curso (TCC) e isto demonstra a qualidade e o compromisso com a educação que o curso e o IFF oferecem", observa Roselene.

Dois exemplosOs egressos da Licenciatura em Geografia do IFF podem contar com ao menos cinco cursos de mestrado da área no Estado do Rio. O oferecido pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em Campos dos Goytacazes, além da qualidade acadêmica tem a conveniência da facilitar a vida de quem trabalha e mora no município. Irla Farah Bersot está entre os cinco egressos da Licenciatura e Geografia do IFF a obter aprovação na universidade.

- Encontrei na UFF o programa de pós que se encaixa na minha área e no tema de pesquisa e estou entusiasmada com a aprovação. Seguirei pesquisando sobre movimento pendular, contudo, no TCC analisei o deslocamento para cursar o Ensino Superior e a importância da oferta do transporte universitário. O projeto de pesquisa que enviei para o processo seletivo do mestrando trata de movimento pendular devido à necessidade de deslocamento para tratamentos de saúde através do programa TFD (Tratamento Fora de Domicílio), que encaminha pacientes para outras cidades de forma gratuita. Gosto de discutir movimento pendular e políticas públicas que facilitem esse deslocamento - detalha Irla.

No caso de Tales Miguel Inácio da Silva, a aprovação veio em dose dupla: UFF e Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Ele agora avalia os custos de estudar em Vitória, a capital capixaba.

- Esse curso de mestrado, em ambas as universidades, é o elo para a próxima etapa, que é o doutorado. No mestrado, pretendo tratar sobre os eventos de inundações provenientes de situações sistêmicas na margem esquerda do rio Paraíba do Sul. Buscando analisar as atividades e os impactos dos respectivos usos da terra e correlacionando com as dinâmicas de cheias e potenciais eventos de inundações. As minhas expectativas são realizar as atividades pretendidas no programa em minha máxima excelência, não esquecer das minhas origens e ensinamento construído no laboratório Sala Verde IFF Campos e buscar gerar uma ponte entre instituições onde se construa novos saberes a respeito das lagoas do Norte Fluminense -, explica Tales.

Aprovações até a edição desta matéria

● Mestrado em Desenvolvimento Regional, Ambiente e Políticas Públicas da UFF Campos:

Carlos Frederico Rangel de Almeida

● Mestrado em Geografia UFES:

Tales Miguel Inácio da Silva

● Mestrado em Geografia UFF Campos:

Irla Farah Bersot
Mayra Barros da Silva