CAMPUS CAMPOS CENTRO

Estudantes

Eleitos delegados para o 57º Congresso da União Nacional dos Estudantes (CONUNE)

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 10/06/2019 18h14, última modificação 11/06/2019 11h15
Evento acontecerá de 10 a 14 de julho em Brasília, para reunir delegados de todas as universidades do país.
Congresso da UNE

Seção de votação no Campus Campos Centro do IFF.

Os delegados eleitos que irão representar o Campus são: Rafael Freitas, Letícia Almeida (ambos da licenciatura em Geografia) e Victor Santos (licenciatura em Letras). Durante o Conune, eles irão debater e aprovar as decisões que visam orientar a atuação da próxima gestão da UNE.

Para o delegado Rafael Freitas, "é sempre bom termos representatividade em qualquer evento com tamanha dimensão." Ele pontua que "o Congresso da UNE é o maior da área na América Latina, com representações de todo o país." e que "a discussão do cenário atual e o direito a voto, além de repassarmos as visões de todo o cenário nacional para o nosso cenário campista, com certeza será de grande valia, não só para a comunidade do IFF Campos Campus Centro, como também toda comunidade acadêmica da cidade de Campos dos Goytacazes", afirma.

Quanto aos recursos para a realização da viagem, comenta: "Vamos correr atrás com a Direção do Campus para nos ajudar com o transporte para o evento, mas já sabemos das dificuldades atuais, logo é provável que teremos que angariar por meios próprios".

A eleição foi organizada por uma comissão eleitoral, definida na última Assembleia geral dos estudantes do Campus Campos Centro. A votação foi realizada nos dias 05 e 06 de junho, e contabilizou 225 votos, tendo 223 votos (99,1 %) a favor da chapa "Unidade e Luta" e 2 contrários (0,9%). O resultado final divulgado na sexta-feira, 7 de junho, prazo que foi estipulado para eventuais pedidos de recursos para recontagem de votos. Não houve pedido de recursos. A organização especifica que "para ter validade, a eleição precisava ter o quórum mínimo de 5%. Dos 3805 alunos do IFF Campos (Campus Centro e Campus Guarus), 225 votaram, contabilizando 5,9%".

A função dos delegados será avaliar, debater e votar pautas que serão levadas ao Congresso, estipular as principais demandas e compartilhar experiências com os demais estudantes representantes das universidades brasileiras, sejam elas federais, estaduais, públicas, particulares ou comunitárias.