CAMPUS CAMPOS CENTRO

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Como empreender e lidar com as dívidas são temas de palestras online para alunos e servidores

por Vitor Carletti / Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 19/11/2020 17h32, última modificação 19/11/2020 17h32
O evento é uma parceria do IFF Campos Centro e o Sicoob Fluminense e faz parte da 7ª Semana Nacional de Educação Financeira.
Palestra sobre Educação Financeira

Eventos online acontecem nos dias 23 e 25 de novembro, às 18h pela internet.Arte: Assessoria Sicoob Fluminense

Frases como "a matemática não fecha!" e "como abrir meu próprio negócio? são recorrentes em tempos de crise econômica, desemprego e pandemia de Covid-19 em que milhões de brasileiros perderam renda, e postos de trabalho foram fechados. Para enfrentar o atual cenário, a informação é uma aliada de primeira hora. Nos dias 23 (segunda-feira) e 25 de novembro (quarta-feira), às 18h, o Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Campos Centro e o Sicoob promovem duas palestras online sobre Educação Financeira.

Para participar, é preciso se inscrever AQUI. A palestra do dia 23 de novembro é destinada aos servidores e será ministrada pelo administrador e multiplicador do Programa de Finanças Pessoais do Banco Central Felipe Santiago. Já a graduanda em administração pública com experiência em cooperativismo financeiro Pollyanna Paes faz sua exposição online aos alunos no dia 25 de novembro.

O diretor-geral do IFF Campos Centro, Carlos Alberto Henriques, disse que a parceria com o Sicoob é uma ação para incentivar servidores e alunos a gerenciar com sucesso suas finanças pessoais.

O diretor-presidente do Sicoob Fluminense, Neilton Silva, adiantou que a organização do orçamento, como lidar com as dívidas e evitá-las, investimento e outros assuntos ligados à educação financeira serão temas abordados com os servidores.

" Para os alunos abordaremos princípios primordiais de Educação Financeira, questões direcionadas à psicologia econômica e ao relacionamento com as gerações, possibilitando ao jovem o entendimento das consequências que as suas escolhas financeiras podem acarretar no horizonte de curto, médio e longo prazo. [ Queremos despertar] a importância da inclusão financeira dos cidadãos e uma nova postura perante os aspectos comportamentais, que resultem em atitudes adequadas de planejamento, empoderamento, consumo sustentável e empreendedorismo.

Parceria

O diretor-presidente do Sicoob Fluminense destacou que as palestras são mais um capítulo de uma parceria antiga e que boa parte do quadro de funcionários estudou no IFF Campos Centro.

"O Sicoob Fluminense iniciou suas atividades há 22 anos no interior da antiga Escola Técnica Federal de Campos, onde é hoje o Campus Centro do IFF. Nossa raiz é muito representativa nessa unidade de ensino, pois nossa sede é em frente ao Campus Centro.  A partir desse ano vamos focar nos alunos do Ensino Médio e Técnico para a sua formação em Educação Financeira. Será inicialmente através da parceria com o Campus Centro, e posteriormente com as outras unidades que iremos implantar essa ação", destacou.

Perfil dos palestrantes

Felipe Santiago

Formado em Administração e pós graduando em Gestão Econômica e financeira, atua na área de cooperativa de crédito financeira há 03 anos. Multiplicador do Programa de Gestão de Finanças Pessoais do Banco Central do Brasil e voluntário pelo Instituto Sicoob.

Pollyanna Paes

Graduanda em Administração Pública pela Universidade Federal Fluminense (UFF), estagiária do Setor de Recuperação de Crédito do Sicoob Fluminense, há três anos atua no Cooperativismo Financeiro, iniciando sua carreira como Jovem Aprendiz no mesmo.

Fonte: Assessoria Sicoob Fluminense