CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Empreendedorismo

Empresa júnior do campus quer superar metas após premiação no EFEJ

por Antonio Barros - Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 02/08/2019 19h07, última modificação 07/08/2019 15h30
Aurea Soluções e uma empresa da UFRJ ficaram em primeiro lugar no Desafio em Dupla.
Aurea no EFEJ

Parte da equipe da empresa no evento (Divulgação).

A Aurea Soluções e Projetos iniciou 2019 com 10 projetos, alguns já executados e outros em andamento, mas a partir do desempenho obtido no Encontro Fluminense de Empresa Júnior (EFEJ), realizado de 25 a 28 de julho na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), o plano é montar ainda mais projetos. "A gente voltou muito energizado depois disso", comenta o gerente de projetos da Aurea, Matheus Simões.

O Encontro teve como objetivo fomentar a cultura do empreendedorismo no estado do Rio de Janeiro. A vivência empresarial para estudantes que participam das empresas juniores foi outro ponto de interesse do evento. O desafio lançado para a dupla de empresas foi solucionar o problema da evasão escolar em turmas do 6º ano do ensino fundamental. Algo novo e desafiador para os estudantes empresários. "A Aurea também é solução, então nós tentamos", explica seu diretor presidente, Rodolfo Ribeiro Gomes, acrescentando que na empresa, a equipe "preza muito pela interdisciplinaridade". 

De início, 20 empresas entraram no desafio e posteriormente oito se mantiveram nele, incluindo a Aurea e sua parceira da UFRJ. A solução apresentada pela dupla foi escolhida a melhor. Rodolfo e Matheus detalharam que foi preciso estudar o assunto, mais especificamente o método educacional Eleva. Dos 25 integrantes da Aurea, 12 participaram do EFEJ prestigiando a maratona de palestra programadas para o evento. Para o desafio, cada empresa pôde inscrever três de seus membros.  

Projetos  - A Aurea é integrada por estudantes do curso de bacharelado de Arquitetura e Urbanismo e dos cursos de engenharia oferecidos no Campos Centro (Controle e Automação, Elétrica e mais recentemente Engenharia da Computação). Entre os projetos executados estão os de renovação de interiores, da área arquitetônica; melhora do sistema de exaustão de cabines de pintura; e análise de tarifas de consumo de energia elétrica de empresas e lojas comerciais, visando melhores soluções.