CAMPUS CAMPOS CENTRO

ENADE

Engenharias e Arquitetura obtêm notas acima da média nacional, aponta relatório do Inep

por Vitor Carletti / Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 03/11/2020 11h53, última modificação 03/11/2020 11h53
A Engenharia Elétrica do IFF Campos Centro é a terceira melhor do Estado do Rio de Janeiro, segundo avaliação.
Enade 2019

Bacharelados do IFF Campos Centro obtiveram bom desempenho na prova do MEC.Fotomontagem: Raphaella Cordeiro

Os Cursos das Engenharias Elétrica, da Computação e de Controle e Automação e Arquitetura e Urbanismo do Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro obtiveram notas acima da média nacional na avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2019.

Os resultados foram divulgados em 20 de outubro pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC).

O Enade classifica as instituições de ensino por conceitos que variam de 1 a 5. A prova é feita por alunos que estão concluindo a formação universitária e tem por objetivo medir a qualidade do ensino das universidades públicas e privadas e dos institutos federais. A nota final é uma média ponderada das avaliações que contêm questões sobre componentes específicos do curso e da formação geral.

Média nacional

O relatório do Inep aponta que o Curso da Engenharia Elétrica obteve o conceito 4 no Enade e ficou em terceiro lugar no Estado do Rio de Janeiro ficando atrás apenas do Instituto Militar de Engenharia (IME). Em uma escala de 0 a 100%, enquanto a média nacional na prova para este curso foi de 33,4%, os alunos do IFF Campos Centro conseguiram atingir 41,8%.

Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica do IFF Campos Centro, Luilcio Silva de Barcelos comemorou o desempenho dos alunos no primeiro Enade.

" Fizemos reuniões com eles (alunos) e trabalhamos as questões de provas anteriores. Separamos as questões por área de conhecimento e cada professor desenvolveu a questão de sua disciplina durante os sábados letivos", disse.

Já a Engenharia de Controle e Automação obteve conceito 3 no Enade e atingiu 39,9% , enquanto a média nacional foi 39,3%. O coordenador do curso Mauricio Ferrarez afirmou que as bolsas de monitorias foram importantes para o bom desempenho dos alunos.

"O que é pedido na prova do Enade já é trabalhado em nosso curso. Sempre obtivemos bom desempenho em relação à media nacional. Quando os avaliadores do MEC vieram ao Campos Centro até conseguimos um conceito 4. Estamos reformulando nosso projeto pedagógico e vamos consultar as empresas para saber qual o perfil desejado do engenheiro elétrico e assim colocar o nosso curso de engenharia, definitivamente, na era da indústria 4.0", adiantou.

A Engenharia da Computação em seu primeiro Enade obteve o conceito 3 com 41,9% de acertos, enquanto a média nacional foi de 39,3%.

O Curso de Arquitetura e Urbanismo atingiu o conceito 3 e 57,1% de aproveitamento, ao passo que as demais universidades brasileiras ficaram, em média, com 53,6% de acertos no Enade 2019.

Curso                                    Conceito (1 a 5)

Engenharia Elétrica                             4

Engenharia da Computação                 3

Engenharia de Controle e Automação 3

Arquitetura e Urbanismo                      3

Intercâmbio e investimentos

O diretor-geral do IFF Campos Centro, Carlos Alberto Henriques, disse que gestão sempre adotou a  política de apoio aos cursos, tanto na esfera pedagógica quanto administrativa e que o ponto de destaque neste resultado obtido foi o engajamento dos coordenadores, professores e alunos que mostraram a qualidade dos cursos.

" Vamos buscar fortalecer a relação com universidades e Institutos próximos a nós como o IFES (Instituto Federal do Espírito Santo) que obteve nota 5 no Enade 2019 na Engenharia Elétrica, com quem já possuímos uma parceria  para trazer as melhores práticas para adotarmos no nosso campus e nos nossos cursos. Planejamos investir em capacitação dos professores e compra de equipamentos para os laboratórios", afirma.

Já o diretor de Ensino dos Cursos de Bacharelados e Superior de  Tecnologia do IFF Campos Centro, Leonardo Sardinha, disse que o bom desempenho no Enade é resultado do alinhamento das ações com os professores.

"Fizemos reuniões com os professores propondo um debate conjunto e analisando provas anteriores e temas extras que entendemos que poderiam ser parte do processo de avaliação para os mesmos conduzirem com seus alunos. A gestão, os colegiados e os discentes devem ter a sintonia necessária para entender este como um momento muito importante tanto para os alunos  quanto para o curso e, por conseguinte, para o campus e para a nossa instituição", avalia.