CAMPUS CAMPOS CENTRO

Inovação Tecnológica

Equipe 7 Capitães tem projeto aprovado em edital do IFES

por Antonio Barros/Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 06/11/2020 19h14, última modificação 09/11/2020 14h53
Composto em 2019, grupo multidisciplinar agrega à meta de participar com barco próprio do Desafio Solar, um projeto de gerenciamento energético com software.
7 Capitães

A coesão da equipe, que une estudantes de engenharias e cursos técnicos, é um dos pontos fortes do grupo (Divulgação).

A Chamada Publica 05/2020 do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), destinada à seleção de projetos de apoio ao empreendedorismo inovador com foco na Economia 4.0 contemplou a equipe do Campus Campos Centro do Instituto Federal Fluminense (IFF). A 7 Capitães submeteu o projeto Sistema de gerenciamento energético de embarcações movidas a energia fotovoltaica . De acordo com a Chamada Pública, "a Economia 4.0 prevê "a transformação do padrão da atividade econômica, baseada na introdução, desenvolvimento e difusão das tecnologias digitais, na automação e no uso intensivo de dados, que impacta transversalmente os três setores base da Economia."

Integrante da equipe, a estudante Lena Nunes Paes Viana, graduanda do Curso de Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação, explica o objetivo do projeto: "Propomos um estudo e uma forma de gerenciamento energético através de um software que será desenvolvido pela equipe. A conversão de energia solar em energia elétrica é realidade crescente, felizmente!".

No caso da equipe, o trabalho é um desdobramento de outro objetivo: participar com barco próprio do Desafio Solar Brasil 2021 - cuja programação está prevista para fevereiro. O que se pretende é "monitorar informações associadas ao consumo e disponibilidade de recursos energéticos de embarcações movidas a energia elétrica, especialmente as que possuem como fonte de energia um sistema fotovoltaico, visando proporcionar ao usuário melhor aproveitamento de seus equipamentos a nível de autonomia e segurança."

Partilha Acadêmica - Lena comenta que o apoio da Diretoria dos Cursos de Bacharelado e Tecnologia e da Direção-Geral do campus tem facilitado o trabalho. Com a aprovação, soma-se ainda o apoio da SETEC/MEC. Também destaca a importância acadêmica das atividades desenvolvidas pela equipe: "A graduação é o momento em que o aluno não deve apenas estudar as teorias de sua futura profissão, mas experimentar, trabalhar, descobrir o quão abrangente é o  conhecimento e a forma de adquirí-lo. O resultado positivo nesta submissão é consequência disso".

Orientadora da equipe no projeto, a professora pesquisadora  Alice Vasconcellos Mothé destaca: "Esse resultado é fruto de uma partilha acadêmica que envolve pesquisa, extensão e ensino com a base de uma metodologia de "aprendizagem invertida" que transcende muros institucionais. Destaco que o êxito se fez por mérito e empenho dos alunos envolvidos em um trabalho cooperativo e com sinergia de excelência alavancada pelo desafio do projeto."