CAMPUS CAMPOS CENTRO

OMIF

Avaliação positiva do início da I Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 17/05/2018 20h11, última modificação 18/05/2018 11h18
Cerca de 250 alunos do ensino técnico integrado ao nível médio do campus participaram da primeira etapa, no dia 11/05.
Olimpíada de Matemática

Estudantes resolvem questões da prova no Auditório Miguel Ramalho (Antonio Barros/Comunicação Social)

1ª OMIF integra também os eventos comemorativos de 10 anos de criação dos Institutos Federais. Participam dessa olimpíada os alunos dos Institutos Federais de todo o país, além de escolas internacionais. Alex Cabral Barbosa, professor de Matemática do IFF e coordenador do programa de iniciação científica da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) ficou bastante satisfeito com a participação dos alunos. Ele entende que foi um sucesso para uma primeira etapa.

- Foi ótimo. Eu mesmo no início estava um pouco pessimista em relação a esse quantitativo por ser sexta-feira, e sexta muitos alunos não têm aula. Então eu fui em cada sala, em cada turma, durante uma semana inteira convidando esses alunos. Quem aplica essa prova é o próprio professor da sala de aula. As turmas que não tinham aula no horário da prova foram convidados para fazê-la no auditório Miguel Ramalho e foi um sucesso, ficou lotado, foi muito bom - relata Alex.

O resultado desta primeira fase sairá daqui a duas semanas. A segunda será no dia 19 de outubro. Os alunos que passarem para segunda fase, irão para o campus de Muzambinho (MG), sede da olimpíada e permanecerão por lá até o dia 21 de outubro. Nesses três dias, além da segunda etapa da prova, que será discursiva, ocorrerá a cerimônia de premiação dos melhores colocados e entrega de medalhas ou menções honrosas.

Para o coordenador, isso pode ter chamado a atenção dos alunos também. "São IFs do país inteiro, Mato Grosso, Acreetc. Então é muita gente. Deve ter alguns IFs que não souberam dessa olimpíada, então não estarão lá. Do fluminense, até onde sei, só o campus centro que fez". Ele se emociona ao contar como vale a pena o esforço pela educação e nota que os alunos estão se apropriando dos saberes científicos da matemática:

- Os alunos precisam de estímulo. A matemática está em tudo, em tudo que você está mexendo, no computador, no dia a dia. Então o estudante tem que saber que ele não está estudando somente pra passar na prova, e sim porque tem muitas coisas envolvidas nesse processo de ensino aprendizagem. Então essa olimpíada tem papel muito significativo.