CAMPUS CAMPOS CENTRO

Praça Pública

Estudantes de Arquitetura e Urbanismo montam Parklet permanente

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 18/08/2017 18h41, última modificação 18/08/2017 18h41
Construído com sobra de madeira, estrutura torna-se equipamento público com proposta de permanecer no local.
Estudantes Montam Parklet

Duas vagas externas do campus foram ocupadas pela montagem (Foto: Núcleo de Imagens do IFF/Simone Brasileiro)

A atividade de estudantes de vários períodos do Curso Bacharelado de Arquitetura e Urbanismo do IFF integra a programação da 4ª Semana de Arquitetura e Urbanismo, realizada no Campus Campos Centro, no período de 14 a 18 de agosto de 2017. Esta é a segunda vez que os estudantes montam o Parklet, também chamado de mini praça urbana. Ele foi montado na Rua Barão da Lagoa Dourada, ao lado da entrada de estudantes do campus.

Como trata-se de um espaço público inserido nas dependências do Instituto, os estudantes pretendem que o Parklet permaneça no local possibilitando seu uso pelo público e a manutenção por outros alunos do curso. De acordo com Géssica Reis, estudante do 10º período, no dia 15 de setembro, dedicado mundialmente ao Parklet, acontecerá uma audiência pública no Campus Campos Centro para discutir a legalização desse tipo de aparelho urbano no município de Campos dos Goytacazes. As estruturas são geralmente instaladas em uma ou duas vagas de carros. A ideia surgiu nos Estados Unidos e chegou ao Brasil há poucos anos.

Possivelmente, os dois Parklets montados pelos estudantes de Arquitetura e Urbanismo do IFF foram os primeiros de Campos. Ao menos 10 estudantes participaram da montagem, idealizada na Oficina Parklets: Menos carros, mais pessoas, ministrada, em duas etapas ao longo da semana, por Géssica e e egressa Larissa Neto.

A comemoração dos 10 anos do Curso de Arquitetura e Urbanismo e do sucesso da 4ª  Semana foi programada para acontecer no Parklet, a partir das 22 horas da sexta-feira, 18/08, data de encerramento da Semana.