CAMPUS CAMPOS CENTRO

Campus Party

Estudantes de engenharia de Controle e Automação participam da edição 2017

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 13/02/2017 17h13, última modificação 13/02/2017 17h20
Estimulados pelo acesso a novas ideias e tecnologias, futuros engenheiros agregam valor a curso do Instituto.
IFF na Campus Party Brasil

O estudante João Elias explica seu projeto para participante.

O resultado de muito estudo, pesquisa e experimentação pode ser conferido pelo público no amplo espaço destinado a quem apresenta trabalhos, ao mesmo tempo em que uma maratona incessante de palestras e minicursos acontece. Marcada pela informalidade e abordagem direta, as oportunidades de troca de informações da Campus Party Brasil empolgam estudantes de cursos diversos. Este ano, a caravana do campus contou com 42 participantes e coube ao estudante João Elias Mothé, do sétimo período de Engenharia de Controle e Automação, representar seus colegas numa apresentação de projeto (vídeo AQUI).

Para ampliar oportunidades, os lugares disponíveis no ônibus foram divididos por estudantes de períodos diversos. Acampados no local do evento, este ano Pavilhão de Exposições do Anhembi, os participantes costumam voltar com uma perspectiva superior no campo do conhecimento.

- Logo que entram muitos alunos nem sabem o que é controle e automação e lá é uma boa oportunidade deles aprenderem algumas implicações da área. Pro pessoal que está se formando abre a visão, tem muita palestra sobre empreendedorismo, sobre tecnologias que a gente não vê aqui. Então contribui para o enriquecimento de todo mundo, tanto do professor, quando aluno novato e estudantes se formando – explica o professor Felipe Radkte.

Valor Agregado - Com seu colega Edson Simões e o servidor da Coordenação de Redes do campus, Revair Lourenço, Radkte foi conferir as novidades na Party, realizada de 31 de janeiro a 05 de fevereiro. Liderando a caravana, Revair deu o apoio necessário para que o estudante João Elias apresentasse em um dos tablados seu projeto sobre sustentação de um corpo numa superfície comandada por processo automativo (veja trecho do vídeo de apresentação). “Foi bem legal. Teve uma visibilidade boa, um feedback legal. Em resumo, foi bem proveitoso”, resume João.

Wilson de Sá,  do 8º período, fornece uma amostra do ambiente criativo de uma Campus Party: “Tudo que a gente vê no evento, acabe depois se tornando fato do dia a dia das pessoas. O evento tem atividades o tempo todo. Pra você ter uma ideia, eu fiz um minicurso às duas horas da manhã!”

Contribuir para o desenvolvimento dos cursos, dos docentes e alunos é outra faceta desse encontro de mundos diferentes, como explica o estudante Rodrigo Brasil:

- O Instituto apoiando a ida dos alunos está estimulando a busca de conhecimentos. A gente vai num evento desses e sem dúvidas traz muita tecnologia para o curso, muito conhecimento. Um equipamento que nem sabíamos que existia, a gente acaba conhecendo sua funcionalidade e comprando aqui pro Instituto. Agrega valor ao curso. Não só de engenharia, mas outros da área de tecnologia – enfatiza Rodrigo.

Comunicação Social do Campus Campos Centro