CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Controle e Automação

Estudantes de engenharia visitam empresa especializada em atividades offshore

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 02/10/2018 16h23, última modificação 03/10/2018 19h15
Visita a Fugro

O grupo na Base da Fugro em Rio das Ostras

A Fugro Brasil, visitada recentemente pelos estudantes de Engenharia de Controle e Automação (ECA), é uma empresa com sede na Holanda. Entre as suas linhas de atuação está o segmento de petróleo e gás. Na sede da empresa na Zona Especial de Negócios (ZEN) de Rio das Ostras, a visita técnica foi conduzida pelo Engenheiro e Instrutor Técnico de ROV, Christiano Goulart e pelo Especialista em Operações DMA RigMove, Humberto Rodrigues. Os estudantes foram acompanhados pela professora Marcelly Pacheco, da ECA.

De acordo com a professora Marcelly, os estudantes viram aplicação prática do veículo submarino operado remotamente, o ROV (Remotely Operated Underwater Vehicle). As máquinas são usadas para acesso a bases submarinas de plataformas possibilitando, por exemplo, fazer a manutenção de equipamentos.

Houve também uma visita ao Suporte Técnico, ao Setor de Survey, com a apresentação do mapeamento das embarcações brasileiras e à Área de Manutenção, onde foram mostrados o ROV, ferramentas de Intervenção de Poço e um braço manipulador de última geração.  

Vantuil Pinheiro, aluno do 6º período, falou sobre a importância da visita para a turma:

- As visitas técnicas são oportunidades de nós alunos estreitarmos os laços com o mundo real e prático da engenharia. É bom poder sair de um ambiente fechado como a sala de aula e enxergar como tudo pode ser aplicado e funcionalizado. Acredito que o que mais impede nossa amplitude de visão é a falta de conexão com o mercado e, sem dúvidas, a visita técnica à FUGRO nos proporcionou essa visão”.