CAMPUS CAMPOS CENTRO

Em Campo

Estudantes de telecomunicações realizam visita técnica a empresas do setor

por Comunicação Social do Campus Campos Centro/Coordenação de Telecomunicações publicado 04/09/2018 12h30, última modificação 04/09/2018 12h30
As visitas foram acompanhadas pela coordenação do curso e tiveram orientação dos professores. Estudantes falam sobre a contribuição aos conteúdos estudados em sala de aula.
Visita Técnica Telecomunicações

O grupo na empresa Leucotron.

Alunos do III e IV modulos do Curso Técnico de Telecomunicações e do 4º, 5º e 6º período do Curso Tecnológico em Sistemas de Telecomunicações, realizaram nos dias 20 a 23 de agosto de 2018 uma visita técnica a empresas da área de telecomunicações, sediadas na cidade de Santa Rita do Sapucaí (MG).

As empresas visitadas foram a R&M, com atuação no ramo de conectividade com fibra óptica; Cirvale, fabrica placa de circuito impresso; Leucotron, atua no ramo de Centrais Telefônicas, telefonia e acessórios; Intelbras, atua em Centrais Telefônicas, telefonia e acessórios.

Os estudantes foram acompanhados pelos professores Suélly Lima dos Santos, coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Telecomunicações, Slavson Silveira Motta e Marcos Aurélio Pessanha Chagas.

A coordenadora do Curso Tecnológico em Sistemas de Telecomunicações ressalta que:  “as visitas técnicas enriquecem muito o aprendizado dos alunos, além de aproximar a teoria estudada em sala de aula com a prática vivenciada dia a dia nas empresas”.

Impressões dos estudantes - Para o estudante Cristian Gomes de Souza Vasconcelos, do 4° módulo do Curso Técnico de Telecomunicações, as visitas às empresas aproximam teoria e prática:

- A visita técnica que fizemos ajudou bastante a expandir o nosso conhecimento no curso, ver na prática como funciona e como é feito o que aprendemos na teoria. Tivemos uma visão totalmente diferente, com mais oportunidades na área de telecomunicações, para todos os gêneros -, detalha Cristian.

Já a estudante Kelly Silva Terra, do 3º módulo do Curso Técnico de Telecomunicações, chama atenção para a percepção profissional revelada no contato com os funcionários:

- É impressionante constatar a importância que tem a participação do estudante em visitas como a que fizemos em Santa Rita. Ver tudo que estudamos na prática acontecer nos aproxima da realidade e nos dá um fôlego novo. Nos faz vislumbrar dias em que seremos bons profissionais. Em cada fibra, em cada placa, em cada descoberta, pudemos perceber o quão importante profissionais da área de telecomunicações são e concluir que essa foi a melhor profissão que podíamos escolher - observa Kelly

Eduarda de Jesus Moraes, 6º período de Sistemas de Telecomunicações, ressalta a oportunidade oferecida pelo Instituto Federal Fluminense. “São inúmeras as coisas boas que o campus nos proporciona. E poder viajar, conhecer um outro estado (o IFF também permite que alunos possam ter oportunidade de conhecer novas culturas), visitar empresas, as quais nos fazem sonhar com uma ótima  oportunidade de emprego, e de auferir mais conhecimento alinhando teoria da sala de aula à prática do mercado de trabalho e, ainda, poder desfrutar disso tudo ao lado de servidores que são essenciais em nossa árdua caminhada é muito gratificante e  especial!"