CAMPUS CAMPOS CENTRO

Arquitetura e Urbanismo

Estudantes idealizam parques e centros culturais para área de Campos dos Goytacazes

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 01/03/2018 17h18, última modificação 01/03/2018 17h18
Trabalhos do Curso de Arquitetura e Urbanismo estarão expostos até esta sexta-feira em área externa do Campus Campos Centro
Parques e Centros Culturais

Maquete de um dos trabalhos expostos (Foto: Rakene Barbosa/Comunicação Social do Campus)

A longa Avenida Arthur Bernardes conecta vários bairros da zona central de Campos dos Goytacazes e das suas proximidades. Com a abertura da via, ocorrida há poucos anos, uma extensa faixa de terreno que já foi canavial da antiga Usina do Queimado fica à mostra para motoristas, ciclistas e pedestres.

Visando a integração das disciplinas Projeto Arquitetônico IV e Paisagismo III, os professores Danielly Cozer Aliprandi e Fagner das Neves de Oliveira propuseram a seus alunos estudos de um parque e um centro cultural para a área. A atividade resultou em quase trinta belas propostas para uma cidade que carece de tais equipamentos públicos.

Os alunos foram estimulados e orientados a desenvolverem uma concepção de parque urbano e dentro dele um projeto arquitetônico de centro cultural.

- Foi uma experiência nova que implantamos neste semestre e é um desejo do curso que estas integrações aconteçam em outras disciplinas, auxiliando na diminuição da carga de trabalho dos alunos e fazendo com que eles consigam trabalhar uma série de questões, que são vistas separadamente em outras disciplinas, em um projeto integrador – explica a professora Danielly.

Para os demais estudantes do campus e seus servidores, além do público diário que comparece ao local, os projetos são um verdadeiro sonho. Com textos explicativos, maquetes e projeções feitas em computador, os trabalhos resultaram numa exposição, que é também parte do processo de avaliação. Outros professores do curso participaram integrando uma banca examinadora.