CAMPUS CAMPOS CENTRO

Astronomia

Estudante do IFF faz campanha para participar de curso nos Estados Unidos

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 07/06/2018 16h47, última modificação 07/06/2018 18h20
Participante do Clube de Astronomia Louis Cruls desde 2009, Adonis Teixeira integrou pesquisa sobre asteroides e fez curso em unidade da Nasa.
Astronomia

Os estudantes Tamires Salles, Adonis Teixeira e Kesia Barbosa (Foto: Antonio Barros/Comunicação Social)

A Universidade Hardin Simmons enviou convite em maio para participação do estudante em seu workshop, a ser realizado no período de 15 a 20 de junho no Comanche Springs Astronomy Campus (Crowell, Texas). O evento é direcionado a estudantes secundaristas e universitários. Um dos estudos é dedicado ao uso de telescópios ópticos e operados por rádio.

Os participantes aprenderão a tirar fotos do céu profundo com esses telescópios, medir as velocidades radiais de nuvens de gás atômico presente na Via Lactea e ainda a realizar fotometria de asteroides do cinturão principal para determinar as taxas de rotação. No caso de Adonis, a dificuldade é custear as passagens aéreas e estadia. Ele está fazendo nova campanha em Morro do Coco, onde reside, em veículos de comunicação de Campos dos Goytacazes e entre amigos.

Em um texto de recomendação, o Coordenador Geral do Clube de Astronomia Louis Cruls, professor Marcelo de  Oliveira Souza, diz que "Adonis participou durante dois anos de um projeto de extensão na UENF na área de Astronomia. Sua participação no International Astrophysics in a Nutshell Workshop será muito importante e um grande estímulo para ele."

Adonis solicitou apoio à direção do campus e na reitoria do IFF e seu transporte, assim como dos estudantes Kesia de Oliveira Barbosa e Tamyres Salles, ambas do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, poderá ser atendido pela instituição. O curso no Texas não terá custo para os estudantes convidados. Adonis atualmente cursa o primeiro período  do Curso de Licenciatura em Geografia, oferecido no campus Centro. Em mensagem encaminhada a possíveis doadores ela pede:  "Você que gosta de Astronomia e Astronáutica, Ciência e Tecnologia pode contribuir com qualquer valor para ajudar nos custos da minha viagem aos Estados Unidos. Peço a contribuição de todos e todas para que eu possa conseguir alcançar a minha meta. Preciso chegar aos 100%, conto com a generosidade de cada um. Basta fazer a sua contribuição fazendo um depósito de qualquer valor em uma das seguintes contas:

Banco do Brasil – Agência: 0005-1 | Conta Corrente: 78.000-6
Bradesco - Agência: 0065-5 | Conta Corrente: 15.536-5