CAMPUS CAMPOS CENTRO

TIC

Estudantes do Pronatec desenvolvem organizador de cabos de rede que surpreende

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 27/04/2016 18h15, última modificação 28/04/2016 12h26
Aperfeiçoando a ideia inicial de um deles, trio consegue desenvolver um design simples utilizando como suporte, retângulos de madeira reaproveitada
O primeiro rack a receber o organizador de cabo.

Nas salas administrativas e laboratórios do campus, o bom funcionamento dos cabos de rede UTP, conhecidos como cabos azuis é essencial para as atividades. Sem eles, a internet, por exemplo, fica inviável. São cerca de 2 mil caixinhas com saídas para cabos de rede em ambientes da instituição.

A demanda, estima o coordenador de redes do campus Tiago Ribeiro, está na casa dos 5.200 pontos de rede. Para quem trabalha em mesas e bancadas, o que se vê são alguns poucos metros de fio. Mas nos chamados armários de telecomunicações, o resultado é um emaranhado de cabos azuis discretamente identificados com anilhas ou pedacinhos de etiqueta.

Na forma convencional de arrumar os armários ou racks, os cabos são unidos uns aos outros, amarrados e acomodados do jeito que o ambiente permite. No organizador, resultante da ideia inicial do estudante Max Barreto, do Curso Técnico de Redes e Computação, oferecido pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), os cabos passam individualmente por orifícios.

A placa retangular de MDF ganha ranhuras paralelas (foto) que lembram um pente. "Tive a ideia  observando os cabos e aí passamos a desenvolver, fazendo vários desenhos e experimentando", conta Max. Cada cabo é preso ao rack mantendo uma organização que facilita a identificação dos cabos e seus conectores. Poucos servidores e estudantes se dão conta de que os cabeamentos seguem por quilômetros em corredores, no teto, em tubos ocultos nas paredes ou suspensos em calhas.

- Eu nunca tinha visto um organizador como o deles. É barato, fica em menos de R$ 5 cada e pode ser feito rápido e facilmente. Estou orientando eles a procurarem informações sobre como patentear – comenta Marcelo Abreu, diretor de Tecnologia de Informação e Comunicação (DTIC) do campus.

Max e os colegas de curso Victor Matta e Fellipe Ricardo integram um time de cerca de 40 bolsistas e estagiários responsáveis pelos serviços de manutenção e instalação das estruturas de telecomunicações e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) a parte que mantém computadores e impressoras e rede nos Campus Centro.

(Antonio Barros, Comunicação Social do Campus Campos Centro)

registrado em: , ,