CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Saúde

Fitoterapeuta realiza série de palestras em projeto de Qualidade de vida

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 19/10/2016 14h14, última modificação 19/10/2016 14h32
A proposta de recorrer a plantas e alimentação natural atrai servidores, estudantes e público em geral interessado em viver melhor.
O fitoterapeuta José Ferrer fala sobre as potencialidades das plantas (Foto: Núcleo de Imagens do IFF).

 O fitoterapeuta José Ferrer dedica-se há 54 anos à difusão das potencialidades de plantas e alimentos naturais visando à saúde e qualidade de vida. Em mais uma passagem pelo campus, ele fala sobre "A Natureza em Prol da Qualidade de Vida", tema central dos encontros programados pelos integrantes do Projeto IFF Sustentável. 

De acordo com a diretora de Gestão de Pessoas, Mônica Chagas, o objetivo “é colocar em prática o Eixo 3 da Agenda Ambiental da Administração Pública (a3p), que trata da qualidade de vida no ambiente do trabalho”.

As palestras foram programadas para os dias 18 de outubro, às 14 horas e 19 de outubro, às 9 horas e 18 horas, no Auditório Miguel Ramalho. Nos encontros, marcados pelo bom humor e informalidade de Seu José, como costuma ser chamado, o fitoterapeuta apresenta algumas das mais de 200 receitas que tem para cura e tratamento de diversos problemas de saúde.

Assim, fica-se sabendo, por exemplo, que um chá de folhas de cana-de-açúcar é ótimo para estabilizar a pressão alta, ou que refluxo e mal estar pós alimentar podem ser tratados apenas com um chazinho de orégano, após às refeições.

- A gente oferece um conhecimento para que não se dependa tanto de tratamentos químicos. O tratamento é fácil e o objetivo é espalhar esses conhecimentos. As pessoas ligam e agradecem porque recuperaram a saúde. É a melhor recompensa que tenho, saber que funcionou o tratamento. Aí valeu a pena.

A proposta de viver de forma mais simples, com menos apego a coisas materiais e utilizar o que a natureza oferece acompanha as explicações técnicas sobre o princípio de plantas medicinais. “Na Bíblia tem um verso que São Paulo fala que Deus usa as coisas simples para confundir as sábias. Normalmente, nas coisas simples é que brotam grandes acontecimentos. Não precisa complicar as coisas. A situação financeira, o lucro, a ânsia de ganhar dinheiro é que faz complicar tudo”, conclui Ferrer.

Mônica Chagas destaca a importância do tema para princípios defendidos no Projeto IFF Sustentável com “a utilização dos recursos naturais em tratamentos de saúde, ratificando a importância do nosso comprometimento com a preservação do meio ambiente, que nos beneficia com recursos essenciais a nossa sobrevivência e das gerações futuras”.

Comunicação Social do Campus Campos Centro