CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Música

Grupo Vocal Freesom oferece boa música, amizades e quer mais vozes

por Antonio Barros/Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 16/09/2019 15h06, última modificação 17/09/2019 12h52
Projeto de extensão realizado no Campus Campos Centro do IFF, o Freesom quer ampliar a participação da comunidade externa.
Ensaio

Os participantes do grupo cantam e assumem instrumentos musicais também, nos ensaios nas terças e sextas-feiras (Foto: Rakenny Braga)

As tensões rotineiras da vida – o que inclui os ambientes de trabalho e de estudos – levam muitos servidores e estudantes do campus a buscarem aquele algo mais que os males espante. No caso da música, o Grupo Vocal Freesom está sempre de portas abertas. A inscrição para participar pode ser feita pelo email: freesomvg@gmail.com Mas uma passada no ensaio para conhecer o músico Júlio Cesar Ribeiro, servidor e coordenador do projeto de extensão, e os integrantes, é bem-vinda.

Os participantes são estimulados a ampliarem seu horizonte musical: "Acho que o Freesom diferencia do coral, porque tem um solista em cada música em vez de o naipe (conjunto de vozes ou instrumentos musicais) fazer o solo", detalha Júlio.    

Atualmente são 25 vocalistas e alguns também se revezam nos instrumentos musicais. Na forma de conduzir o grupo, o músico procura estimular as habilidades pessoais. Bruno dos Santos, 19, está no Freesom desde o começo, em maio de 2015, e desde então só fez crescer musicalmente: "No decorrer do grupo, a gente vai aprendendo a tocar chocalho, pandeiro, meia lua, violão".

Aprendizado Divertido - Entre os integrantes mais recentes está a mineira Renata Del Ducca, que vive em Carapebus e é aluna da Licenciatura em Teatro. "No Freesom, o que é maneiro é que as pessoas são amigas e é divertido cantar. Não é aquela coisa assim de aula técnica! É cantar e aprender cantando, se divertindo. Isso é muito legal".  

Bárbara Paes, 17, concilia a pressão do curso pré-vestibular com a música. Um amigo falou sobre o grupo e no teste ela se apaixonou. "É um trabalho incrível! Óbvio, tem muita técnica, muito detalhe, mas é tudo de uma forma muito natural. Não é uma coisa maçante!"


Destaque fora do IFF

 Melhor Projeto Cultural da Mostra de Extensão IFF, UFF, UENF – 2018;

Moção de Louvor da Academia Pedralva Letras e Artes – Campos – Dezembro/2018;

Certificado do Congresso da Sociedade Latina – Seção Brasil – Melhores na categoria cantor, coral ou conjunto musical – Itaperuna – Julho/2019.