CAMPUS CAMPOS CENTRO

I Semana Acadêmica de Educação Física

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 01/11/2017 19h43, última modificação 23/11/2017 16h06

A I Semana Acadêmica de Licenciatura em Educação Física terá como tema principal "Educação Física: novas possibilidades, grandes desafios". A proposta é realizar uma discussão e uma reflexão de conhecimentos no campo da educação física escolar contemporânea, esporte e saúde. O evento terá palestras, apresentação de trabalhos e espaços de formação complementar. Entre eles, os minicursos direcionados aos estudantes, professores, pesquisadores e comunidade acadêmica em geral.

Veja AQUI a programação e outras informações

17h 30min
CREDENCIAMENTO
Hall de entrada – Auditório Miguel Ramalho - Instituto Federal Fluminense, campus Campos Centro Outros

EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE: PROBLEMATIZANDO DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
Profª. Drª. Ingrid Ferreira Fonseca - IFRJ
Ementa: Reflexão sobre a educação física e o esporte no que tange suas inter relações especialmente com questões de gênero, cor/raça, classe social, geração e inclusão, utilizando-se de olhares antropológicos para balizar as discussões.

Número vagas: 110

Local: Auditório Miguel Ramalho - Instituto Federal Fluminense, campus Campos Centro

A PRÁTICA DO TAI CHI E DO QIGONG COMO ALTERNATIVA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Prof. Esp. Hélio de Freitas Coelho Filho e Prof. Esp. Raymundo Paula de Arruda - Instituto Tao Te Táng
Ementa: Abordagem do Tai Chi e o Qigong e seus fundamentos teóricos, filosóficos e práticos na promoção e manutenção da saúde e bem estar em geral. Compreensão do ser humano como um todo e através dos movimentos, buscando integrar corpo, mente, respiração e energia, trabalhando força, flexibilidade, coordenação, concentração e relaxamento, podendo ser praticadas individual e coletivamente. Vivências diversificadas, experimentando e integrando esses princípios na Educação Física Escolar em consonância com os quatro pilares da educação no século XXI: Aprender a Ser, a Fazer, a Conviver e a Aprender.

Número de vagas: 50

Local: Sala Multiuso/Ginásio de Esportes - Instituto Federal Fluminense, campus Campos Centro

Minicurso 1
CRIANDO E RECRIANDO JOGOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Prof. Me. Douglas Aparecido Dopp – FASAP - Santo Antônio de Pádua/RJ
Ementa: Reflexão sobre as práticas de aprendizagens dos fundamentos dos esportes escolares. Atividades recreativas e lúdicas como proposta de ensino dos fundamentos. Utilização do tempo na aprendizagem. Criação e recriação de jogos com objetivos e materiais propostos.

Número de vagas: 50

Local: Quadra externa pequena - Instituto Federal Fluminense, campus Campos Centro

Minicurso 2
20h 31min

TREINAMENTO FUNCIONAL COMO PRÁTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Prof. Esp. Raphael Pessanha Belém Moróstica – Centro de Treinamento Funcional/Vida Ativa - Campos dos Goytacazes/RJ

Ementa: Apresentação filosófica do treinamento funcional. Aplicação teórica e prática no ensino escolar e não escolar voltada para autonomia e qualidade de vida.

Local: Ginásio de Esportes - Instituto Federal Fluminense, campus Campos Centro

Minicurso 4
PRIMEIROS SOCORROS/ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR
Prof. Esp. Emílio Nogueira Gomes Martins – ONG/Salvando Vindas/RJ
Ementa: A difusão dos primeiros socorros às vítimas de mal súbito ou traumas até a chegada da equipe de emergência.

Número de vagas: 50

Local: Sala de aula 129, bloco B - Innstituto Federal Fluminense, campus Campos Centro

SESSÃO DE PÔSTERES
As apresentações dos trabalhos serão limitadas em 5 (cinco) por eixo temático. Nesse sentido, caberá à comissão organizadora e científica a seleção e validação das apresentações dos trabalhos no formato de banner. Obs.: O trabalho mais qualificado será premiado. Local: Hall de entrada do Ginásio de Esportes, Instituto Federal Fluminense, campus Campos Centro Outros
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E SEUS DESAFIOS
Prof. Prof. Me. João Paulo de Oliveira Faria – FUNITA - Itaperuna/RJ
Ementa: Reflexão e discussão sobre os principais problemas e entraves enfrentados pela disciplina de Educação Física nas escolas brasileiras, A oportunidade de repensar o processo de formação docente e de práticas pedagógicas voltadas para o exercício do magistério na Educação Física atual.

Número de vagas: 110

21h 40min
ENCERRAMENTO
Apresentação Artística - Performance dos Bailarinos da Simone Matheus Companhia de Dança Local: Ginásio de Esportes - Instituto Federal Fluminense, campus Campos Centro Outros