CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

I Seminário de Projetos de Desenvolvimento Acadêmico e Apoio Tecnológico

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 26/05/2017 16h04, última modificação 30/05/2017 12h32
Em dois dias de seminário, foram apresentados à comunidade do Campus Campos Centro cerca de 45 projetos em andamento.
I Seminário de Apoio e Desenvolvimento Acadêmico

A diretora acadêmica do campus, Aline Vasconcelos, na abertura dos trabalhos (Diomarcelo Pessanha/Núcleo de Imagens do IFF)

 Foi realizado no período de 17/05/2017 a 23/05/2017, o I Seminário de Projetos de Desenvolvimento Acadêmico e Apoio Tecnológico do Campus Campos Centro do IFFluminense, com o intuito da apresentação, por parte dos bolsistas, das atividades que vêm sendo desenvolvidas nos setores, a fim de ser verificada a contribuição para a sua aprendizagem, seu desempenho acadêmico e sua formação profissional.

 Os bolsistas desta modalidade estão presentes em diversas coordenações acadêmicas e administrativas do campus, além de laboratórios. Acompanhados dos servidores responsáveis pela orientação dos projetos, eles tiveram cerca de 10 minutos para abordar a concepção acadêmica dos projetos, suas descobertas e contribuições para os setores. 

 Os bolsistas relataram experiências positivas sobre a sua atuação nos projetos, destacando-se pontos, como: possibilidade de vivenciar na prática os conteúdos aprendidos em sala de aula; abertura dos horizontes para novos conhecimentos correlatos ao curso; contribuição para a sua formação para o mundo do trabalho, a partir do acompanhamento da rotina dos setores; importância do trabalho colaborativo em equipe; formação como cidadãos para a vida, a partir do reconhecimento da importância da inclusão; e o enriquecimento com a vivência prática da interdisciplinaridade, onde bolsistas de áreas diferentes atuam em conjunto nos projetos. 

 Reafirmando os pontos acima, podem ser destacados depoimentos como os dos bolsistas do NAPNEE que reforçaram o valor da inclusão na formação para a vida; uma bolsista de Letras que pôde vivenciar a prática do jornalismo; bolsistas do Design que já se encaminham para o mundo do trabalho; dentre tantos outros relatos enriquecedores para a nossa instituição. 

 Importância da bolsa - Na finalização das apresentações, os bolsistas responderam a perguntas da Diretora de Gestão Acadêmica do campus, Aline Pires Vasconcelos, e servidores responsáveis pelos projetos acrescentaram informações sobre a rotina dos trabalhos e importância dos bolsistas no desenvolvimento das atividades. 

 A bolsa foi definida pelo edital N.º 10 de 2016 com oferta de 121 vagas para estudantes regularmente matriculados e frequentando seus cursos. O valor é de R$ 390 mensais, com carga horária semanal de 20 horas. As coordenações submeteram os projetos e o atendimento atendeu a critérios financeiros orçamentários do campus, tendo sido estabelecido o limite de até dois bolsistas por servidor responsável.  

 A Diretora de Gestão Acadêmica, Aline Pires Vasconcelos, explica a importância da iniciativa, a primeira no Instituto:

 -   Esta modalidade de bolsa é de extrema importância para a nossa instituição, não só por permitir o amadurecimento acadêmico dos estudantes, bem como por propiciar o contato com o mundo do trabalho e o desenvolvimento de valores como inclusão, colaboração e cidadania. Foi uma experiência muito positiva para os bolsistas e os servidores, e com certeza, novas edições virão.