CAMPUS CAMPOS CENTRO

Infância e Juventude

I Seminário Infância, Juventude e Educação: Campos em Movimento

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 27/11/2017 19h54, última modificação 27/11/2017 20h19
Evento vai acontecer nos dias 29 e 30 de novembro no Campus Campos Centro e na Universidade Federal Fluminense.

A atuação de profissionais das áreas de psicologia e assistência social nas escolas e sua interação com as comunidades formadas nesses ambientes é um dos pontos de reflexão do evento. Organizado em parceria do Departamento de Psicologia de Campos da UFF e a Assistência Estudantil do Campus Campos Centro do Instituto Federal Fluminense, o Seminário reunirá profissionais e pesquisadores das duas áreas e educadores.

De acordo com a psicóloga do campus, Emanuela Nunes Sodré, os profissionais de sua área almejam mudar a forma como são vistos na instituição, ou seja, para além de um profissional que está em uma sala para atender estudantes que precisam de algum suporte psicológico. "A gente vem pensando em espaços mais construtivos, mais coletivos", explica ela.

A professora Beatriz Corsino Perez, da UFF, corrobora esclarecendo que entre os temas que mobilizam  os profissionais da área está a tentativa de "pensar a relação na instituição". Isto porque a presença de psicólogos e assistentes sociais nas unidades municipais e estaduais tem suas limitações. "Geralmente estão presentes em escolas mais desestruturadas". Como a contemporaneidade é cada vez mais complexa, esses profissionais sentem necessidade de maior inserção institucional ajudando, por exemplo, a construir um ambiente saudável e favorável ao processo do ensino e aprendizagem.

4ª feira, dia 29/11/2017
Local: Auditório Cristina Bastos – IFF Campus Centro
8h-9h: Mesa de abertura
Crisóstomo Lima (UFF), Carlos Alberto Henriques (IFF), Sílvia Nascimento Ribeiro (Secretaria de Educação de Campos), Jerusa Raquel S.F.G. Faria (CMPDCA) e Evelyn Rebouças de Gouvêa (CRP-Subsede Campos). Coordenação: Emanuela Numes (IFF) e Beatriz Corsino Pérez (UFF).

9h-12:30h: Formação de professores e psicólogos: a escola como campo interdisciplinar
Marina Castro (UERJ/FEBF),Beatriz Corsino Pérez (UFF), Éric Santos (UFF). Coordenação: Rhena Schuler
Local: Auditório da prefeitura- CESEC

14h- 17h: Inclusão e diferença: diálogos entre saúde mental e educação
Giovana Marafon (CRP/UERJ), Emanuela Numes (IFF), Stefany Rapozo (UFF). Coordenação: Luana da Silveira e Bruna Brito (UFF)

17h: Lançamento da coletânea de livros “Práticas em Psicologia Escolar: do Ensino Técnico ao Superior”, organizada por Fauston Negreiros e Marilene Proença Rebello de Souza, com a presença das autoras Emanuela Nunes e Rhena Schuler (IFF).

5ª feira, dia 30/11/2017
Local: Auditório Miguel Ramalho – IFF Campus Centro
8h-10:30h: Infâncias, território e diversidade: conhecendo as crianças de Campos dos Goytacazes
Brigida Rodrigues, Caroline Vasconcellos, Ronald Freitas e Rebeca Espinosa Amaral, Luana Godinho e Alessandra Almeida (UFF). Coordenação: Beatriz Corsino Pérez (UFF)