CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

COMBATE AO CORONAVÍRUS

IFF Campos Centro vai produzir 100 máscaras de tecido por dia

por Vitor Carletti / Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 15/04/2020 12h19, última modificação 16/04/2020 17h57
A direção do campus vai agendar atendimentos para distribuir as máscaras que serão fabricadas por uma rede de voluntários.
IFF Campos Centro compra material para fabricar máscaras de tecido

Foto: Reuters

Com a escassez de equipamentos de proteção que ajudam a barrar a propagação do novo coronavírus, o Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Campos Centro investiu nesta semana R$ 10 mil na compra de material para fabricar até 100 máscaras de tecido por dia.

A produção será feita na casa de voluntários que possuem máquinas de corte e costura e será coordenada pela servidora aposentada Suely Costa de Souza Dias. Quem não possuir o equipamento, o IFF Campos Centro vai emprestar as oito máquinas do projeto Mulheres Mil.

O diretor-geral do IFF Campos Centro, Carlos Alberto Henriques, informou que a instituição irá se encarregar de levar o equipamento até a casa do voluntário.

"Vamos fabricar máscaras de pano para distribuição. Essa ação está sendo feita com voluntários e coordenada pela servidora aposentada Sueli. Enviamos a relação de materiais para compra e assim que chegar iremos fabricar as máscaras. Utilizaremos as máquinas de costura do projeto Mulheres Mil.  Sueli está ensinando alguns voluntários(as) a fabricar as máscaras que serão confeccionadas na própria residência de quem for voluntário. Estamos com o projeto de fabricar inicialmente umas 100 máscaras por dia", disse.

Carlos Alberto disse que instituições e lideranças comunitárias que queiram receber as máscaras de pano precisarão entrar em contato pelo email do gabinete.camposcentro@iff.edu.br ou pelo número (22) 99979- 5005  para agendar a entrega.

Recomendações - Para sair de casa, a utilização das máscaras de tecido tem sido recomendada pelo Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) até para quem não possui sintomas da doença. Porém, o uso deste equipamento de proteção não substitui as regras de distanciamento social e higienização das mãos e roupas.

Segundo nota do Ministério da Saúde, as máscaras de pano têm ajudado a diminuir a propagação da Covid-19, já que impedem a disseminação de gotículas de nariz e boca no ambiente. Mas, para confeccioná-las em casa, é preciso estar atento às medidas. Para serem eficazes, elas precisam medir 34 centímetros de largura por 21 cm de altura e ficarem ajustadas ao rosto.

As máscaras de tecido são de uso individual e não devem ser usadas por mais de duas horas. Para higienizá-las, é preciso deixar de molho com água e água sanitária por 30 minutos e depois lavar com água e sabão.