CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Ingresso

IFF divulga seleções de Reingresso, Ingresso de Portadores de Diploma e Transferências

por Comunicação Social Campus/Reitoria publicado 02/08/2018 15h13, última modificação 02/08/2018 15h13
O foco são candidatos que já têm diploma de graduação, que desejam a transferência de curso ou ainda que estejam em situação de evasão.

O Instituto Federal Fluminense divulgou cinco Processos Seletivos destinados ao ingresso em Cursos de Graduação e Técnicos de Nível Médio para o 2.º semestre de 2018, em seus diversos campi: Reingresso para estudantes em situação de “evasão”Ingresso de Candidatos Portadores de Diploma e Transferências Externa e Interna. As seleções são destinadas a candidatos com perfis específicos, conforme detalhado abaixo.

Em todas as opções, o prazo de inscrição será de 30 de julho a 03 de agosto de 2018, presencialmente nos campi ofertantes das vagas de interesse. O resultado final está previsto para 09 de agosto em relação à oferta do Campus Itaperuna e 20 de agosto dos demais campi.

Conheça os processos:

Processo Seletivo de Reingresso para Estudantes em Situação de “Evasão” nos Cursos Técnicos de Nível Médio

Esta seleção é voltada aos estudantes dos Cursos Técnicos de Nível Médio do IFFluminense em situação de “evasão”, há no máximo cinco anos, que queiram reabrir sua matrícula. São ofertadas 186 vagas em diversos cursos dos campi Cabo Frio, Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna e Quissamã.

No ato da inscrição, os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos: Requerimento de inscrição, constante do Anexo II do Edital N.º 155/2018, que rege esta seleção; e Documento Oficial de Identificação com foto (original e cópia). O deferimento do pedido de Reingresso estará condicionado à Avaliação Acadêmica realizada pela Coordenação do Curso ou Diretoria de Ensino, com base nos critérios estabelecidos no Edital, que deverá ser lido atentamente pelos interessados.

Processo Seletivo de Reingresso para Estudantes em Situação de “Evasão” nos Cursos de Graduação

Poderão candidatar-se a este Processo Seletivo os estudantes que deixaram de frequentar seu curso de Graduação no IFFluminense e aqueles que, por iniciativa própria, solicitaram o cancelamento de matrícula. Há oferta de 178 vagas para os campi Cabo Frio, Campos Centro, Guarus, Itaperuna e Macaé.

Para a inscrição, são necessários os seguintes documentos: Requerimento de Inscrição, constante no Anexo II do Edital N.º 156/2018, que estabelece as regras para esta seleção; e Documento Oficial de Identificação com foto (original e cópia). O deferimento do pedido estará condicionado à Avaliação Acadêmica realizada pela Coordenação do Curso ou Diretoria de Ensino, com base nos critérios estabelecidos no Edital, que deverá ser lido atentamente pelos interessados.

Processo Seletivo de Ingresso para Candidatos Portadores de Diploma de Cursos de Graduação

Candidatos que já possuem diploma de cursos de graduação, cursados em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), e que desejam fazer uma nova graduação, podem se candidatar a uma das 70 vagas ofertadas neste Processo Seletivo, para os campi Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna e Macaé.

Os interessados deverão, no ato de inscrição, apresentar comprovante de pagamento de taxa no valor de R$ 65,00, a ser paga por meio de GRU Simples, e a documentação exigida pelo Edital N.º 157/2018: Diploma registrado ou Certidão de Conclusão de Cursos de Graduação acompanhada de protocolo de pedido de diploma (cópia autenticada – frente e verso); Histórico escolar oficial completo e assinado, contendo dados sobre o vestibular (original e cópia); Curriculum Vitae atualizado e com comprovação de atividades realizadas nos últimos cinco anos; Requerimento de Inscrição, constante do Anexo II do Edital.

A seleção será baseada em análise dos documentos apresentados; avaliação acadêmica, que considerará a compatibilidade curricular entre os cursos; Prova de Aptidão/Habilidade Específica, de caráter classificatório e eliminatório, para os candidatos às vagas dos cursos de Design Gráfico e Licenciatura em Música, a ser realizada no dia 13 de agosto de 2018.

Processo Seletivo de Transferência Externa para os Cursos de Graduação

Estudantes regularmente matriculados, no ano letivo de 2018, em Cursos de Graduação de outras instituições de Ensino Superior, reconhecidos e/ou autorizados pelo Ministério da Educação (MEC), que tenham interesse em transferência para Cursos de Graduação do IFFluminense podem se candidatar a uma das 346 vagas ofertadas neste Processo Seletivo, destinado aos campi Cabo Frio, Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna e Macaé.

O candidato deverá apresentar, no ato de inscrição, comprovante de pagamento de taxa no valor de R$ 65,00, a ser paga por meio de GRU Simples, além da seguinte documentação especificada no Edital N.º 158/2018, que deve ser lido atentamento pelos interessados: Requerimento de Inscrição, constante do Anexo II do Edital; documento de identidade (cópia); comprovação de estar regularmente matriculado na Instituição de Ensino Superior de origem; histórico escolar do curso superior, original e atualizado, contendo dados sobre o vestibular (data e notas), carga horária de cada componente curricular cursado, notas ou menções obtidas, períodos de trancamento de matrícula; conteúdo programático dos componentes curriculares cursados (original e devidamente assinado e carimbado pela instituição de origem); e comprovação de experiência profissional na área pretendida, se possuir.

A seleção será por meio de análise da integridade dos documentos apresentados e avaliação acadêmica, que considerará a compatibilidade curricular entre os cursos.

Processo Seletivo de Transferência Interna para os Cursos de Graduação

O Processo Seletivo de Transferência Interna destina-se aos estudantes de Cursos de Graduação do IFFluminense, que tenham interesse em transferência entre cursos ou transferência entre os campi do Instituto.

Para a Transferência Interna, os estudantes devem estar regularmente matriculados no 1.º semestre de 2018 e atender aos critérios estabelecidos no Edital N.º 159/2018. Para a Transferência de Curso, os estudantes devem estar regularmente matriculados no 1.º semestre de 2018, em uma das Licenciaturas do Curso de Ciências da Natureza (Biologia, Física ou Química), desde que não apresentem dependência em algum dos componentes curriculares do Núcleo Comum e Intermediário do referido curso (1.º ao 3.º período).

São ofertadas 283 vagas para os campi Cabo Frio, Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna e Macaé.

Para a inscrição, os interessados devem apresentar os seguintes documentos: Requerimento de Inscrição, constante do Anexo II do Edital; comprovante de estar regularmente matriculado no 1.º Semestre de 2018; comprovante de experiência profissional na área pretendida, se possuir; carta de próprio punho, justificando o motivo da solicitação de transferência; histórico escolar atualizado (original e assinado); conteúdo programático dos componentes curriculares cursados.

A seleção estará baseada na análise da integridade dos documentos apresentados; verificação da aprovação do estudante nos componentes curriculares dos períodos anteriormente cursados; avaliação acadêmica, que considerará compatibilidade curricular entre os cursos.