CAMPUS CAMPOS CENTRO

Teia de Arte e Cultura

Exposição conta a vida da bailarina Mercedez Baptista, nascida em Campos

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 22/03/2019 18h26, última modificação 26/03/2019 12h06
De 22 a 30 de março, a Casa de Cultura Villa Maria exibirá exposição. A passagem pelo município, em esforço coletivo, tem a participação do Campos Centro do IFF.
Mercedes Baptista

A Coordenação de Arte e Cultura do Campus Campos Centro do IFF é uma das parceiras da vinda a Campos da exposição Mercedes Baptista – o corpo e a dança, instalada na Casa de Cultura Villa Maria/UENF. De acordo com o Departamento Cultural da Sub-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), "a mostra homenageia àquela que foi uma das precursoras da dança afro no Brasil e a primeira bailarina negra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro". Mercedez nasceu em Campos dos Goytacazes em 1921 e mudou-se para o Rio de Janeiro. O Museu AfroBrasil, do governo do estado de São Paulo, informa que a artista, "a partir de 1945, frequentou a Escola de Dança da bailarina Eros Volússia, reconhecida por seu método de investigação das danças populares para a criação de um balé brasileiro erudito. Um pouco mais tarde, entrou na Escola de Ballet do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, sendo aluna de Yuco Lindberg".

A exposição traz aspectos da vida da bailarina e mostra, segundo os promotores do evento, "o trabalho de diversas artistas contemporâneas que lidam com a linguagem do corpo e a temática da negritude, por meio de fotografias, vídeos, objetos e performances".

Na passagem por Campos, a exposição tem a mobilização da TEIA Interuniversitária de Cultura. A TEIA é um projeto que surge em uma iniciativa interinstitucional voltada para a gestão compartilhada e da produção de exposições e outras ações, com o foco em arte na Casa de Cultura Villa Maria. O projeto é uma parceria entre UENF, IFF (Campos Centro), Laboratório de Pesquisa Cultura, Planejamento e Representações Espaciais (LABCULT) da UFF e Centro de Arte, Pesquisa e Memória de Atafona (Casa Duna). Essa ampla parceria visa a produção de uma revitalização e aumento da participação pública em ações de cultura no espaço da Villa Maria.

O objetivo é criar novos movimentos, manter ativa a cena cultural e disseminar, para a comunidade campista, referências das artes regionais e nacionais, colocando Campos em um circuito cultural mais abrangente e somando ao desenvolvimento sociocultural da comunidade.