CAMPUS CAMPOS CENTRO

INCLUSÃO SOCIAL

IFF participa da organização do II Congresso Nacional de Práticas Inclusivas

por Vitor Carletti / Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 09/03/2020 16h07, última modificação 09/03/2020 16h10
O evento será realizado em Brasília entre os dias 14 e 17 de abril. O prazo para submeter trabalhos termina nesta terça-feira, 10 de março.
II Congresso Nacional de Práticas Inclusivas

O Instituto Federal Fluminense (IFF) participa da organização do II Congresso Nacional de Práticas Inclusivas (Conapi) que neste ano será realizado na Universidade de Brasília (Unb) entre os dias 14 e 17 de abril.

O evento terá palestras, grupos de trabalhos e mesas-redondas que irão discutir novos métodos de ensino e aprendizagem na perspectiva da educação inclusiva com o intuito de enriquecer o desenvolvimento de políticas públicas para área no Brasil.

Coordenador-geral do II Conapi, o professor do IFF Décio Guimarães disse que cerca de 28 universidades e mais de 300 pesquisadores participaram da primeira edição do evento, realizado em 2019 na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf).

O IFF é uma das instituições correalizadoras do evento. Vamos falar de práticas de ensino, de gestão. Na verdade, são todas as práticas inclusivas no universo da educação”, destaca.

Além do IFF e da Unb, as universidades federais do Espírito Santo (Ufes) e do Rio Grande do Norte (UFRN), a Uenf e os institutos federais do Espírito Santo (Ifes) e do Rio de Janeiro (IFRJ) são instituições que também participam do comitê organizador do II Conapi.

Décio disse que o evento é para incluir todos os professores, não só aqueles que trabalham no ensino de alunos com necessidades específicas.

O coordenador-geral do Conapi avalia que a legislação vigente que regulamenta o ensino da educação inclusiva é adequada e que as políticas públicas estão em um bom caminho. “Mas a implementação disso precisa ser mais ousada”, ressalta.

O III Conapi será realizado em abril de 2021, na UFRN.