CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

COMBATE À COVID-19

IFF recebe matéria-prima e vai começar a produzir 1.500 litros de sabonete líquido

por Vitor Carletti / Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 04/05/2020 16h37, última modificação 04/05/2020 16h42
O Sindipetro entregou o material para produção e irá distribuir o sabonete líquido em comunidades carentes de Campos e Macaé.
Produção de sabonete líquido para combater Coronavírus

O Sindipetro NF entregou os insumos para os professores do Curso Técnico em Química produzirem o sabonete líquido. Foto: DIvulgação

O Instituto Federal Fluminense (IFF) recebeu do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro NF) material para produzir 1.500 litros de sabonete líquido que serão distribuídos a pessoas de comunidades carentes de Campos e Macaé. A higienização das mãos é uma das principais medidas de combate à propagação do novo Coronavírus, segundo o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A produção faz parte da ação institucional "Preparação e fracionamento de Álcool Etílico a 70%, e produção de Álcool Gel e sabonete líquido" realizada por uma equipe de 11 professores do Curso Técnico em Química do Campus Campos Centro.

A produção será dividida em 3 mil frascos de 500 ml cada que também foram entregues pelo sindicato na última sexta-feira, 1º de maio, na quadra do campus.

Coordenadora da ação, a professora do Curso Técnico em Química do IFF Campos Centro, Cíntia Neves Barreto Carneiro disse que o laboratório está sendo preparado e que a produção deverá começar na quarta-feira, 6 de maio.

"Preciso fazer em pequena escala para depois adaptar para uma escala de volume maior", explica.

Cintia afirma que não é recomendado fazer a produção de sabonete líquido nem de álcool em gel em casa. "Alguns reagentes são controlados pela Polícia Federal. Existe uma proporção correta da mistura dos reagentes, precisamos controlar a viscosidade e o pH final. O mesmo vale para álcool em gel. Os reagentes são controlados. E além do mais é necessário um Químico responsável com Registro no Conselho Regional de Química", justifica.

A assessoria de comunicação informou que a direção do Sindipetro está estudando em quais comunidades irá distribuir o sabonete líquido fabricado no IFF Campos Centro.