CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

OBMEP

IFF sedia pela primeira vez entrega regional de medalhas e menções honrosas

por Antonio Barros/Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 16/08/2019 19h24, última modificação 20/08/2019 10h22
Estudantes e professores de escolas públicas e particulares de municípios do Norte e Noroeste Fluminense participaram.
Olimpíada de Matemática

O diretor geral, Carlos Alberto, o coordenador da PIC, Alex Cabral, estudantes premiados e o coordenador regional da OBPMEP, Marcelo Correa.

A cerimônia promoveu um encontro de amantes da Matemática oriundos de escolas públicas de Campos, São Fidélis São João da Barra e de várias escolas particulares de Campos. Diretores de escolas, professores e familiares compareceram ao evento que marca a entrega de medalhas e menções honrosas aos premiados na 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e também das privadas. 

O coordenador de aplicação da OBMEP regional, Marcelo Correa, disse que a Olimpíada "é uma valorização e investimento nos nosso alunos". Ele destacou o trabalho do professor Alex Cabral, coordenador da 3ª regional fluminense do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC), sediado no Campus Campos Centro. 

Em sua mensagem para os participantes, o diretor geral do campus, Carlos Alberto Henriques, disse que abraçou "a causa a partir de 2016 por entender a importância dos objetivos" da Olimpíada. Depois de citar o crescimento das premiações para estudantes do Campos Centro nos últimos anos, disse estar orgulhoso do trabalho de professores e alunos. Carlos Alberto citou o caso do estudante João Pedro Marciano, medalhista de ouro em 2018 e que atualmente estuda na Fundação Getúlio Vargas, no Rio, tendo sido contemplado com uma bolsa de R$ 2 mil mensais.

A estudante de Engenharia da Computação no campus e professora de Matemática da rede estadual em Bom Jesus do Itabapoana Hyasmim Boechat falou como uma das pioneiras da região na OBMEP. Ela foi medalhista de bronze em 2012 e ouro em 2014.  Em seu depoimento, destacou a importância da educação e da Olimpíada. "A OBMEP é uma oportunidade. Através dela consegui várias outras coisas na vida. Abriu um leque de oportunidades. Elas estão aí. A OBMEP oferece bolsas, incentiva a estudar. Aproveitem as oportunidades!", recomendou.  

Premiados  - Estudantes de diferentes campi do Instituto Federal Fluminense (IFF) que receberam a Menção Honrosa falaram sobre a importância que a premiação tem em seus projetos. Para Brenda Coelho, aluna do Campus Campos Centro, "a educação é um caminho para tudo e o reconhecimento do nosso campus e do nosso trabalho é excelente".

Rodolfo Rodrigues Rangel, do IFF de São João da Barra, disse tratar-se de "mais um incentivo nos estudos de Matemática, com que eu me identifico bastante. É uma ótima oportunidade para o pessoal que participou". Estudante de Eletrônica no Campus Campos Guarus, Edvander Sperber Silva disse que "é muito legal, porque isso mostra o resultado do esforço que a gente tem a cada dia. Eu gosto muito de Matemática e isso acaba me incentivando também". 

Estudantes do campus premiados na OBMEP 2018 

Medalha de Ouro (inédita em toda a história do if fluminense)
 João Pedro de Abreu Marciano
 
Medalha de Prata
 Carolina Monteiro Carneiro da Silva
 
Menção Honrosa

 Bárbara Cruz Magalhães
Brenda Coelho Vasconcelos
Bruno Dionísio Mendes
Edberg dos Santos Rangel Junior
Flávio Parente Wagner Filho
Gabriel Pinto Nogueira
Gabriel Vieira Nascimento
Giulia Martins Lazzarotto
José Arthur de Mello Mulatinho
José Gabriel Vieira de Souza Moura
Josué Salmo Souza da Costa
Júlia Barreto Borges
Laura Aguiar Rodrigues
Lucy Kessila Arquejada Velasco
Luiz Guilherme da Costa Rodrigues
Paulo Sander da Silva R de Souza
Rafael Hottz Campos Temperini
Yuri Carvalho Ernesto