CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Especialização

IFFluminense recebe espetáculo de dança contemporânea em aula inaugural de Pós-graduação

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 08/08/2016 20h17, última modificação 10/08/2016 14h14
Evento acontece na próxima quinta-feira (11), às 19h, no Campus Campos Centro
Aula Inaugural Pós-graduação

Evento receberá companhia de dança e palestra do professor Aristides Soffiati

Após uma seleção concorrida, iniciam-se nesta semana as aulas de cinco cursos de Pós-graduação do IFFluminense. E para celebrar, os novos alunos serão recebidos com uma aula inaugural, que contará com o espetáculo “Artigo 5º”, da Movimento cia de dança, além de uma palestra do professor doutor Aristides Soffiati, com o tema “Do global ao local”. O evento acontece no Auditório Cristina Bastos, no Campus Campos Centro.

O espetáculo é baseado no artigo 5º da Constituição Federal, que afirma que “todos são iguais perante a lei”. A proposta do grupo é trazer uma reflexão sobre como este trecho da legislação é tratado e como as pessoas lidam com as diferenças, focando principalmente em questões como preconceito racial, violência contra a mulher e contra homossexuais. A ideia surgiu a fim de retratar um pouco da diversidade encontrada no próprio grupo. Para o diretor da companhia, Maurício Areas, faz todo o sentido que o “Artigo 5º” seja apresentado na aula inaugural de cursos tão diversos: “Estaremos falando para pessoas bem diferentes. E a linguagem que a gente usa pode trazer outro olhar para esse assunto que muitas vezes é um tabu”, acredita ele.

Já na palestra “Do global ao local”, Aristides Soffiati pretende abordar a crise ambiental da atualidade, tanto no plano geral, quanto no histórico. Seu objetivo é mostrar como essa crise reflete no Norte Fluminense, ao mesmo tempo em que demonstra como a região também contribui para ela. “Nós entendemos que a crise é apenas global e que não podemos fazer nada para mudar isso. No entanto, nós também contribuímos, é um conjunto de fatores”, defende o professor. 

Os cursos que se iniciam na próxima quinta-feira são: Docência no Seculo XXI; Educação Ambiental; Literatura, Memória Cultural e Sociedade; Gestão, Design e Marketing; e Análise e Gestão de Sistema de Informação. Para a Coordenadora de Pós-graduação do Campus Campos Centro, o fato de a demanda ter sido grande e concorrida é muito relevante: “Isso ratifica o reconhecimento da qualidade dos nossos cursos e a importância da verticalização do ensino”, garante.

Comunicação Social do Campus Campos Centro