CAMPUS CAMPOS CENTRO

PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Incêndio do Museu Nacional e tragédias ambientais são temas da V Semana de Arquitetura e Urbanismo

por Vitor Carletti / Comunicação Social Campus Campos Centro publicado 25/09/2019 16h11, última modificação 26/09/2019 18h31
Palestras, minicursos e oficinas fazem parte da programação do evento que vai de 30 de setembro a 4 de outubro no IFF Campos Centro.
V Semana de Arquitetura e Urbanismo do IFF Campos Centro

Os incêndios no Museu Nacional do Rio de Janeiro e na Catedral de Notre Dame, em Paris, e as tragédias ambientais ocasionadas pelo rompimento de barragens, em Brumadinho e Mariana, influenciaram professores e alunos na hora de escolher as reflexões que serão feitas na V Semana de Arquitetura e Urbanismo que terá como tema a “Arquitetura, patrimônio e paisagem”. O evento acontece entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro no Campus Campos Centro, do Instituto Federal Fluminense (IFF).

Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Zander Ribeiro Pereira Filho disse que a escolha do tema foi feita em uma reunião do colegiado formado por alunos e professores. “Foi decidido que ia tratar de patrimônio histórico devido ao incêndio no Museu Nacional, na Catedral de Notre Dame e os crimes em Mariana e Brumadinho. A partir desses temas, a gente foi ramificando para outras áreas”, disse.

Zander destacou a importância de debater sobre os patrimônios históricos. “É através da arquitetura que a gente consegue preservar a história de uma civilização. Discutir a paisagem é entender (a história), visto que a cidade (Campos) tem um rio Paraíba do Sul, que é importante para região. Já a paisagem urbana de Campos conta um pouco a história do Brasil, seja através das indústrias de cana-de-açúcar ou exploração de petróleo. Isso tudo interfere na paisagem urbana e consequentemente no patrimônio histórico”, explica.

As inscrições para o evento encerram-se no dia 26 de setembro e estão sendo feitas pelo site onde é possível ver detalhes sobre as palestras e palestrantes. Alunos e professores de outras instituições de ensino e interessados no tema podem participar.

Assista à entrevista com mais detalhes sobre como fazer as inscrições: