CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Zika zero

Instituições de ensino somam esforços contra o aedes

por Ascom do campus publicado 25/02/2016 19h11, última modificação 25/02/2016 19h14
Em sua primeira reunião do ano, o Fórum Interinstitucional de Dirigentes do Ensino Superior de Campos (Fidesc) discutiu estratégias para ampliar informações e conscientização social
O IFF integra o Fidesc e sediou a primeira reunião deste ano

Os setores de educação e saúde podem juntos oferecer uma substancial contribuição para conter o avanço da incidência de dengue e Zika, doenças originadas pelo mesmo vetor, o mosquito aedes aegypti.  Essa é a conclusão a que chegaram seis representantes de instituições formadoras do Fidesc, médicos e especialistas do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) que participaram da reunião.

O presidente do Fórum e diretor geral  do Campus Campos Centro, Jefferson Manhães Azevedo, destacou o potencial de mobilização da entidade, ao estimar o número de estudantes das seis instituições presentes, mais de 12 mil:  "tem um poder de  ação que se soubermos articular é muito grande".

Participaram da reunião representantes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRR), Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Faculdade de Medicina de Campos (FMC), e Instituto Superior de Educação do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora (Isecensa), Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) e o vice-prefeito de Campos, Francisco Oliveira (Dr. Chicão).

Entre as propostas inicialmente pensadas está a inclusão do tema da prevenção e informações sobre as doenças nas áreas de pesquisa e extensão da instituições. A formação de um comitê específico para gerenciar as ações a serem desenvolvidas conjuntamente é outra proposta. Representantes da SEMEC e outros educadores presentes disseram que é importante envolver crianças e jovens do ensino fundamental e médio das escolas. O município tem 240 unidades em sua rede de educação. 

Uma nova reunião vai acontecer nos próximos 20 dias para definição das ações de conscientização nos ambientes educacionais e comunidade em geral.

 

registrado em: , ,