CAMPUS CAMPOS CENTRO

IFF e UFF

Instituições realizam, em parceria, o I Seminário Libras em Debate

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 11/08/2017 19h59, última modificação 14/08/2017 14h44
O evento tem em sua programação palestras, oficinas e apresentação cultural em espaços do Campus Campos Centro e UFF.
I Seminário Libras em Debate

Professor João Paulo Ferreira da Silva

Os objetivos do evento são divulgar e expandir a valorização da Libras, o respeito a pessoa surda, sua inclusão na sociedade e capacitar profissionais. Para realizar a iniciativa firmou-se uma parceria entre o Instituto Federal Fluminense (IFF) e a Universidade Federal Fluminense (UFF).

Na organização dos trabalhos estão as professoras Cristiaine Ribeiro, do Campus Campos Centro e Ludmila V. Faria Franco, da UFF. Para os interessados as inscrições podem ser feitas AQUI.

PROGRAMAÇÃO:

12 de setembro de 2017

8h - Credenciamento

9h Abertura e palestras - auditório Cristina Bastos

• Inclusão do surdo na sociedade. Prof Marcus Vinicius – Prefeitura de Macaé
  • A acessibilidade para pessoas surdas e deficientes auditivos aos cinemas brasileiros. Me.Profa. TILSP.:  Cristiane Dantas - -UFRJ
  • O surdo como professor de libras na universidade: Um relato de experiência -  Dra prof. Tathianna Dawes - UFF

12h intervalo

14h Oficinas – bloco A

• Sinais icônicos na arte surda. Me. Prof.: João Paulo Ferreira – UNILASALLE/RJ
  • A criação de materiais bilíngues para surdos em projetos de extensão.  Dra prof. Tathianna Dawes – UFF
  • Estudos da tradução e interpretação .  Dr. Prof.: Issac Gomes(INES) e TILSP: Natállia Maia (Versione) – Oficina para intérpretes de Libras
  • Recreação surda. Me. Prof. Erick Hipólito – UFRJ
  • Técnicas de ensino bilíngue aplicadas no contexto de classes bilíngues/inclusivas.  Esp TILSP – UFF.

17:30 – Apresentação Cultural – auditório Cristina bastos

18:30 Mesa Redonda - – auditório Cristina bastos

A disciplina de Libras nos cursos de nível superior

Me. Profa.: Cristiaine Ribeiro (IFF); Me. Profa.:  Ludmila Farias (UFF)  Esp. Profa.: Adriana Silva (UENF)