CAMPUS CAMPOS CENTRO

Acadêmico

IV Semana das Licenciaturas evidencia o 'desassossego' do ensino aprendizagem

por Comunicação Social do Campus Campos-Centro publicado 14/09/2016 15h46, última modificação 14/09/2016 16h14
Até esta quinta-feira (15), licenciandos, professores do IFFluminense e demais instituições desenvolverão diversas atividades acadêmicas e culturais.

A IV Semana das Licenciaturas é um evento consolidado na produção acadêmica do Instituto Federal Fluminense. Essa constatação foi demonstrada na cerimônia de abertura, na noite desta terça-feira (13), quando o público interessado foi distribuído por dois auditórios do Campus Campos-Centro. A Diretora dos Cursos Superiores das Licenciaturas, Marlúcia Cereja de Alencar, convidou os participantes a integrar um desafio especial: "Em meio a complexidade do tema Formação de Professores, que nos envolve a todos por princípio, prática e compromisso, a IV Semana das Licenciaturas propõe que nesses três dias de evento possamos dialogar entorno do desassossego que nos acompanha, quando se trata de ensinar e aprender".

Para o diretor geral do campus, Carlos Alberto Henriques, "a IV Semana instiga a investigação do novo e do que consolida o dever do educador, esse profissional que o Instituto ajuda a refletir com seus conceitos e a se posicionar com missão conciliadora e pertinente. Esse é um profissional que faz do seu trabalho,  um inventário vivo, que inquieta e reinventa as exigências do presente".

Já o reitor do IFFluminense, Jefferson Manhães de Azevedo, destacou a importância da reflexão proposta pelo evento e a própria missão do Instituto: "uma das primeiras ações que fiz como reitor foi mostrar que a nossa Pró-Reitoria de Ensino teria de ser uma pró-reitoria de ensino e aprendizagem, porque  o ensino não tem sentido se o foco não for a aprendizagem. Esse título do "desassossego" tem de ser algo constante na nossa vida de educadores. Vejo aqui uma paixão em comum (a educação) e é pela educação  que nós vamos propiciar a oportunidade para milhões de brasileiros que precisam ter acesso à educação de qualidade".

A palestra de abertura foi proferida pela professora Ilma Passos Alencastro Veiga, da Universidade Nacional de Brasília com mediação feita  pela professora do  Curso de Licenciaturas do IFF, Analice Oliveira Martins. A IV Semana prossegue até o dia 15 de setembro com apresentações artísticas, apresentações de posteres, comunicações orais, lançamento de livro, mesa-redonda, minicursos, palestras.

Comunicação Social do Campus Campos-Centro