CAMPUS CAMPOS CENTRO

Libras para Todos conclui capacitação de professores

por Antonio Fernando Nunes Ribeiro de Barros publicado 23/12/2015 10h37, última modificação 23/12/2015 16h37
Para atender a demanda das escolas, professores aprenderam a linguagem de sinais para lidar com não ouvintes. Estima-se que há 22 mil surdos em Campos dos Goytacazes.
Formatura Libras

A cerimônia de formatura, realizada no Auditório Miguel Ramalho, na noite desta terça-feira, 22/12, marcou a conclusão de um trabalho iniciado em abril com o objetivo de oferecer a professores e demais participantes um "aperfeiçoamento para o lidar com alunos" com deficiência auditiva.  São duas turmas, uma de curso de extensão em Libras para a comunidade interna e externa e outra formada por professores das redes publicas de ensino.

Os cursos fazem parte das ações do Projeto de extensão Libras ao alcance de todos. São 10 alunos do curso de extensão e 10 do curso de capacitação para professores. O curso de extensão visa o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para a comunidade interna e externa. Já o de capacitação de professores busca oferecer a esses profissionais um aperfeiçoamento para o lidar com alunos.

- Devido a inclusão muitos alunos têm adentrado a sala de aula e os professores não se encontram preparados para tal. Por isso, o curso visa capacitar os professores da rede para atender os alunos  surdos ou com deficiência auditiva - explica a professora Cristiaine Ribeiro - coordenadora do curso.

Na cerimônia de formatura, o  diretor geral do campus, Jefferson Manhães de Azevedo, lembrou que a preocupação com a inclusão iniciou na instituição nos anos de 1996 e 1997. Ele destacou a participação de professores no curso oferecido:

- É muito bom ver professores preocupados com o ensino em suas escolas. Vocês poderiam não estar aqui - disse referindo-se ao interesse de profissionais das redes estadual e municipal de ensino.

O diretor de Extensão do campus, Jonivan Coutinho Lisboa, disse que os participantes estão ajudando o Instituto a cumprir a missão legal dos Institutos Federais que é ajudar a transformar as comunidades em que estão inseridos. O reitor do  IFFluminense, Luiz Augusto Caldas, destacou o papel do Instituto na formação de professores e o fato de que "estamos contribuindo para que essa escola (IFF) seja uma escola para todos".