CAMPUS CAMPOS CENTRO

Geografia

Acolhida a estudantes da Licenciatura em Geografia terá série de palestras

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 17/09/2018 20h16, última modificação 21/09/2018 14h32
Geógrafos com trabalhos de pesquisa em áreas diversas vão colocar em debate os temas ocupação do espaço, a geografia cultural e como aprendem os alunos.

As palestras serão ministradas no Campus Campos Centro do IFF nos dias 1º e 3 de outubro. São destinadas aos calouros do Curso de Licenciatura em Geografia e aos demais alunos do curso. A programação é a seguinte:

Leitura do Circuito Paisagístico Patrimônio Artístico-Cultural da cidade de CamposDr. Edimilson Antônio Mota - Professor da Licenciatura e Mestrado em Geografia da UFF Campos

Data: 01 de outubro de 2018 (segunda-feira)
Local: Auditório Reginaldo Rangel
    A presente palestra objetiva repensar alguns lugares na paisagem da área central da cidade de Campos dos Goytacazes a partir da observação do estudo do meio, considerando os diferentes objetos e técnicas que compõem um palimpsesto de jogos de posições de estilos - barroco, eclético, modernista - reconhecidos como agentes da espacialidade urbana.

Para compreender e interpretar o sistema de objetos do circuito da cidade de Campos, o aluno é convidado a se deslocar no e pelo espaço sob diferentes pontos de vista, como um "flâneur", que "vagabundeia", passeia e observa as composições arquiteturais dos diferentes tempos e espaços racionalistas. Nesse sentido, a criação do circuito narrativo a priori parte do pressuposto epistemológico baseado em Santos (2006, p. 77), que reconhece a cidade em si um objeto que, como espaço geográfico, sua soma é "indissolúvel de sistemas de objetos e sistemas de ações".

Neurociências, cognição e aprendizagem: como aprende o cérebro dos alunos?

Karla Osiris Freire Leal - Psicopedagoga, Orientadora Pedagógica na Rede Municipal de Campos dos Goytacazes e Professora da Licenciatura em Pedagogia e curso de Pós-graduação de Psicopedagogia do ISECENSA

Data: 01 de outubro de 2018 (segunda-feira)
Local: Auditório Reginaldo Rangel

A presente palestra discutirá como se consolida a memória, a importância da atenção, percepção, do sono e das funções executivas da aprendizagem. Apresentação do conceito de neurociências e abordagem da estrutura e funcionamento neuronal, assim como a importância para o ensino-aprendizagem com significado.

Haverá apresentação de teste de memória, do canal sensorial de aprendizagem e práticas voltadas para o uso dos dois hemisférios.

Analítica Queer e suas possibilidades para o estudo da produção do espaço

Prof. Dr. Benhur Pinós da Costa - Professor da Universidade Federal de Santa Maria
Mediador: Prof. Pós-doutor Linovaldo Miranda Lemos

Data: 03 de outubro de 2018 (quarta-feira)

Local: Auditório Reginaldo Rangel
Para debatermos as questões de gênero, sexo e orientação sexual é necessário nos despirmos das ideias de relações binárias heteronormativas. A teoria Queers ampara esse processo de desconstrução e, somente assim, podemos interpretar os diferentes modos dos distintos sujeitos para a produção do espaço nas cidades.