CAMPUS CAMPOS CENTRO

INCLUSÃO CULTURAL

Licenciatura em Teatro e universidades discutem acessibilidade cultural nas artes

por Vitor Carletti / Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 13/08/2020 15h59, última modificação 14/08/2020 15h00
O I Encontro de Artes Cênicas e Acessibilidade Cultural é online e está com inscrições abertas.
Iº Encontro de Artes Cênicas e Acessibilidade Cultural: Olhares Extensionistas

Tornar um pensamento plural não se restringe a apenas discutir as múltiplas ideias sobre um mesmo assunto, mas sim adequar suportes que carregam as mensagens aos mais variados públicos. O I Encontro de Artes Cênicas e Acessibilidade Cultural: Olhares Extensionistas reúne alunos e professores para debater projetos de extensão que estudam novas linguagens para que a arte possa chegar às mentes e corações de quem possui algum tipo de necessidade especial física ou mental.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas AQUI. O encontro nasceu da parceria entre o Curso de Licenciatura em Teatro do Campus Campos Centro, do Instituto Federal Fluminense (IFF), e pesquisadores das universidades federais do Acre (UFAC), do Amapá (UNIFAP), de Santa Maria (UFSM) e do Rio Grande do Norte (UFRN).

O primeiro encontro online aconteceu nesta quarta, 12 de agosto, e contou com a participação do professor do Curso de Licenciatura em Teatro do IFF Campos Centro Mateus Gonçalves.

Para Mateus, o mercado cultural ainda está engatinhando nesse universo da acessibilidade. "[Discutimos a necessidade de] peças com presença de intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) no palco (lives), audiodescrição durante as apresentações cênicas, atendimento prioritário a PCD, visita ao cenário de pessoas com deficiência visual, materiais em braile (programas, ingressos), materiais com letra ampliada", detalha.

O próximo encontro cujo tema será "Práticas cênicas e acessibilidade: criação e formação na extensão" está marcado para o dia 26 de agosto. No dia 2 de setembro, o I Encontro de Artes Cênicas e Acessibilidade encerra com a discussão sobre "Práticas pedagógicas em Teatro e acessibilidade a partir da extensão".