CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

IFF e PMCG

Licenciatura em Teatro firma parceria com as coordenações municipais de Arte e de Ciência do ensino básico

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 18/02/2019 18h18, última modificação 19/02/2019 14h23
Objetivo é desenvolver roteiros e oficinas para jovens do ensino fundamental do município que participarão da Ópera Mundial da Ciência.
Parceria entre Licenciatura em Teatro do IFF e Secretaria Municipal de Educação

Sarah Pereira (Coordenação de arte do segundo segmento da Smece ); Raquel Fernandes, Licenciatura em Teatro); e Carla Salles (coordenação de ciências da Smece)

A parceria solidifica participação na Ópera Mundial da Ciência (Global Science Opera), junto com o município de Sobral (Ceará) e o país São Tomé e Príncipe. Cada representante estará incumbido de desenvolver juntamente a ópera, e a Licenciatura em Teatro entra como parceira. O tema apontado para o projeto deste ano é "Eclipse". O número total de cenas foi dividido para serem desenvolvidas por pessoas de diferentes continentes. 

O objetivo da Ópera é unir diversos colaboradores ao redor do mundo e envolver-se no esforço de promover a interação entre alunos, professores, compositores e físicos, de diferentes culturas. A partir disso, fazer com que todos os envolvidos explorem os seus respectivos conhecimentos de pesquisas. A ideia é fazer alusão a novas concepções críticas e criativas.

- O papel da Licenciatura em Teatro é, a partir da sinopse, desenvolver um roteiro de duas cenas. O projeto de extensão ligado à coordenação vai ensaiar as crianças, junto com a professora de teatro da prefeitura, e depois faremos a filmagem da cena com os recursos que temos disponíveis no IFF, e por fim, enviar o vídeo para a organização da Ópera -, detalha a coordenadora da Licenciatura em Teatro, Raquel Fernandes.

A apresentação será dada em formato de conferência online, onde os vídeos passarão internacionalmente no mesmo horário.

Curiosidade - No dia 29 de maio, haverá uma prévia da apresentação do vídeo no município de Sobral (Ceará). Raquel Fernandes conta que "nesta data fará exatamente 100 anos que houve um grande eclipse no Ceará, em 1919, e veio gente do mundo inteiro observar o fenômeno, porque a partir dele foi comprovada a Teoria Geral da Relatividade, de Albert Einstein".