CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Abril

Webinar aberta à comunidade terá palestra de pedagoga do IFF sobre autismo

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 30/03/2021 16h46, última modificação 31/03/2021 13h08
Dados de 2020 indicam que, em média, uma a cada 54 crianças nascidas vivas é acometida pelo Transtorno do Espectro Autista (TEA), popularmente conhecido como autismo.
Autismo

Arte com a data da webinar, o dia 17 de abril de 2021, às 17 horas, com transmissão pelo canal do Núcleo de Imagens do IFF no Youtube.

   A pedagoga e pesquisadora do Instituto Federal Fluminense Odila Mansur falará sobre o tema Autismo em adultos e desdobramentos na vida acadêmica. Uma das organizadoras, a servidora do Núcleo de Apoio aos Portadores de Necessidades Educacionais Especiais (Napnee) Ivanisy Amaral Capdeville fala do objetivo da webinar: "Como dois de abril é o Dia de conscientização sobre o autismo, esta palestra, aberta a toda a comunidade, destina-se a refletir sobre as características do autismo em adultos e suas implicações para a vida acadêmica, já que a cada dia mais jovens com autismo têm tido acesso à escolarização."

  Especialistas indicam vários desafios a serem ainda superados. Entre eles, está o diagnóstico precoce e a inclusão social do autista. A pessoa com autismo tem uma tendência inata congênita ao isolamento. Apesar dos avanços no conhecimento, há muitos desafios ligados a esse problema, como o diagnóstico precoce e a inclusão social do autista. Especialistas, familiares e pacientes lutam para garantir um maior espaço na sociedade para o TEA.  

   No dia da webinar, clique AQUI para acesso ao canal do Núcleo de Imagens do IFF.