CAMPUS CAMPOS CENTRO

26ª Semana do Saber

Minicurso de tecnologias assistivas para Professores e licenciandos

por Letícia Cunha/Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 01/11/2019 11h26, última modificação 01/11/2019 11h55
Iniciativa é uma das atividades do último dia do evento, aberto à toda comunidade.
Inclusão digital

Idealizado pelo Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (Napnee) e a estudante de Informática Carolinne Bichara, o minicurso Tecnologias assistivas na área de deficiência visual apresentará, “para os futuros e atuais professores, as tecnologias que eles podem usar com alunos deficientes visuais na sala de aula para facilitar o aprendizado e o entrosamento”, define a estudante.

O foco do minicurso será ferramentas leitores de tela, utilizadas frequentemente por deficientes visuais na leitura de páginas onlines e documentos digitalizados. Carolinne traça alguns objetivos esperados para a atividade: “Desenvolver competências no uso de novas tecnologias digitais; exercitar meios de aplicar estas tecnologias no âmbito educacional; e possibilitar a inclusão digital e social da pessoa com deficiência visual no espaço escolar, por meio do uso dessas tecnologias”.

O NAPNEE constantemente marca presença na Semana Fazer-Saber-Fazer do campus IFF Campos Centro e este ano retornará com a exposição de materiais didáticos adaptados, como o acervo de mapas táteis  que são disponibilizados para aulas de Geografia.