CAMPUS CAMPOS CENTRO

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Campos Centro > Notícias > Professor de universidade americana defende no IFF a iniciação musical na escola

Notícias

Professor de universidade americana defende no IFF a iniciação musical na escola

Encontro de Músicos

O brasileiro Marcos de Jesus e a trompetista americana Amy Dunker participaram de encontro com jovens talentos do Instituto e apreciadores de música em geral.
por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 20/06/2018 16h28, última modificação 20/06/2018 16h28
Show image carousel O professor Marcus durante  sua sessão de violão com músicos participantes (Fotos: Rakenny Barboza/Comunicação Social)

O professor Marcus durante sua sessão de violão com músicos participantes (Fotos: Rakenny Barboza/Comunicação Social)

Atendendo ao convite do professor e maestro da Orquestra de Violões do IFF, Victor Matos, os professores da Clark University ministraram um Master Class para estudantes da Licenciatura em Música do Campus Guarus, integrantes da Orquestra e demais apreciadores de música. Durante a tarde dessa terça-feira, 19 de junho, os convidados se revezaram ensinando técnicas, apresentando novidades e trocando ideias musicais com os participantes. De forma descontraída, mensagem e números musicais foram sendo apresentados para deleite dos estudantes. 

Alguns tiveram o privilégio de receber de presente partituras com arranjos de Amy para suas composições. O professor Marcus enfatizou a importância de estudantes de algum instrumento estabelecerem um compromisso diário com estudo e prática. Ele e a professora Amy responderam a diversas perguntas e deram dicas, cada qual em seu instrumento. 

Após as sessões de Marcus e sua colaboração traduzindo às da colega Amy, o público foi contemplado com o mais recente trabalho da Orquestra de Violões do IFF, sediada no Campus Campos Centro. Com a ressalva de que seu naipe estava desfalcado de cerca de 15 violonistas, a Orquestra, dirigida pelo professor Victor apresentou a famosa Stairway to Heaven, da legendária banda inglesa Led Zeppelin. Victor e seus alunos tiveram a oportunidade de receber contribuições de Marcus de Jesus e Amy Danker para o arranjo. 

 Além de lecionar na Clark (violão e História da Música), o professor Marcus de Jesus trabalha em uma Elementary School  (1ª a 5ª série):  

- Primeiro a cultura, mesmo que a criança, o aluno, não queira ser músico, ele vai aprender a apreciar. Vai aprender a dar valor a arte, a cultura. Nisso vai ser mais criativo, não só na música, a criatividade é o que move, isso que é importante. Tem de manter a música nas escolas. 

Os dois artistas também realizaram um recital, à noite, no Auditório Miguel Ramalho.