CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Surdez e Inclusão

No Dia Nacional dos Surdos IFF promove encontro para discutir vitórias e desafios

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 26/09/2018 16h17, última modificação 06/11/2018 14h22
Estudantes e profissionais portadores da surdez vão relatar suas trajetórias nesta quarta-feira, 26 de setembro, no Auditório Cristina Bastos.

Em 2017, o intérprete de Libras Estêvam Farias e seus colegas de trabalho organizavam o evento IFFoco Surdo e chamavam as pessoas que passavam no corredor para participarem. No final do dia, o mesmo 26 de setembro dedicado às pessoas surdas, havia uma lista de 400 participantes "catados no corredor". Ao constatar tão grande adesão, Estêvam e seus colegas tiveram a ideia de realizar um evento maior neste ano. Assim surgiu o IFFoco Surdo: como promover e fazer perpetuar as conquistas da Comunidade Surda? 

O evento terá na abertura a participação do reitor do IFFluminense, Jefferson Manhães de Azevedo, do diretor geral do Campus Campos Centro, Carlos Alberto Henriques Fernandes  e falas de estudantes e professores surdos. Entre eles a doutora em educação Ana Regina Campello que fará uma participação em vídeo. Ana Regina é professora pesquisadora do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines). 

Como o número de inscritos até a manhã desta quarta estava em 317 pessoas, acima dos 240 lugares do auditório, haverá transmissão para a Concha Acústica, espaço externo situado ao lado do prédio. Estudantes, professores e demais interessados poderão fazer inscrição antes do evento. 

Estêvam e outros interpretes do Instituto são os organizadores. "Sem união nada se faz. Esse evento é possível porque há o apoio do Napnee (Núcleo de Apoio aos Portadores de Necessidades Educacionais Especiais) e o comprometimento dos interpretes", enfatiza Estêvam. 

Participarão, com relato de suas trajetórias, os estudantes Matheus Almeida, Licenciatura em Teatro, Franciele Vicente, do 2º período da Licenciatura em Letras, Igor Gonçalves, estudante da Licenciatura em Teatro, André Nogueira, aluno do Curso Técnico de Mecânica e Bianca Ribeiro, estudante do Curso Técnico em Telecomunicações. A pedagoga Adriana Silva - que participou de projeto de inclusão do IFF - também falará sobre suas conquistas profissionais.