CAMPUS CAMPOS CENTRO

ENSINO

Metodologias inclusivas para ensinar esportes nas escolas são temas de workshop

por Vitor Carletti / Comunicação Social Campus Campos Centro publicado 29/07/2019 19h03, última modificação 30/07/2019 11h16
O evento é gratuito e acontece nos dias 7 e 8 de agosto no IFF Campos Centro.
Novos métodos de ensino em Educação Física são temas de workshop

Os professores e gestores das redes pública e privada de ensino podem se inscrever para aprender mais sobre novas maneiras de ensinar esportes nas escolas no Workshop “Psicomotricidade e educação física escolar: subsídios para uma pedagogia do movimento” que será realizado nos dias 7 e 8 de agosto no Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro. A inscrição é feita AQUI.

O evento é uma parceria entre o IFF e a Guarani Sport, que é uma empresa que desenvolve projetos na área de pedagogia esportiva e esporte educacional para o público infantojuvenil. Os palestrantes serão os professores Marcos Antônio Fari Junior e Rosimeri Pavanatti.

No dia 7, o workshop vai das 14h às 21h30min e será destinado aos profissionais do IFF. No dia seguinte, das 8h30min às 18h, os professores e gestores das escolas municipais, estaduais e privadas irão assistir ao mesmo conteúdo.

O diretor da Guarani Sport, Marcos Fernando Luiz, explicou que o sedentarismo, a obesidade e até a depressão são doenças que podem ser minimizadas se a escola conseguir incluir e preparar os alunos desde cedo na prática de esportes.

“Nós construímos uma metodologia em que todos os alunos participam da aula de Educação Física. Adequamos os materiais práticos às faixas etárias das crianças. Nossa tabela de basquete e a rede de vôlei têm regulagens de altura. Nós trabalhamos com três redes de vôlei e seis minitabelas de basquetes em cada aula e quatro minirredes de tênis e quarenta raquetes. Então, a nossa aula permite que o aluno aprenda uma determinada modalidade esportiva com base em uma metodologia inclusiva. E isso permite que alunos com alguma deficiência também participem”, disse.

Revolução 4.0. Marcos Fernando disse que o mundo tecnológico precisa ter trabalhadores com características que são desenvolvidas na prática esportiva.

“A revolução 4.0 e a inteligência artificial, em que as máquinas comandam os processos e não mais os homens, a gente sabe que o esporte tem uma série de características que permitem as pessoas desenvolverem competências como senso de decisão e de oportunidade, resiliência, responsabilidade, respeito às regras, o trabalho em equipe e liderança. Todos esses atributos são super necessários para o mundo do trabalho.”

Coordenador do Programa Cultivar, que é um sistema de ensino de Educação Física desenvolvido pela Guarani Sport, Marcos Antonio Fari disse que o workshop terá uma parte que será ensinada nas quadras do IFF Campos Centro.

“A professora Rosimeri vai abordar qual a importância do movimento na formação do ser humano e quais os argumentos que o professor de Educação Física pode ter para ter mais empoderamento e credibilidade. Ela vai desde aspectos da psicomotricidade e da neurociência e em seguida eu sigo com essa temática apresentando aos professores como nós podemos ensinar o esporte de forma lúdica para despertar o gosto pelas modalidades nas crianças.”