CAMPUS CAMPOS CENTRO

Geografia

Novo espaço do Centro Acadêmico Hudson Lobato de Azevedo de Geografia

por Letícia Cunha/Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 25/09/2019 16h31, última modificação 26/09/2019 10h40
Inauguração contou com a presença do diretor-geral Carlos Alberto Henriques, o coordenador do curso Luis Felipe Umbelino e diversos alunos.
Geografia

O Centro Acadêmico organizou uma pequena cerimônia de inauguração da sala (Foto: Letícia Cunha).

O Centro Acadêmico de Geografia (CAGEO) do IFF Campos Centro situava-se provisoriamente na sala do Diretório Central dos Estudantes (DCE) no período de sua inatividade, que durou cerca de 5 anos. O secretário-geral do CAGEO, Vinícius dos Santos Reis, relata a importância de adquirir o espaço: “Só agora realmente temos uma sala que é nossa. Com muito sacrifício, através do apoio constante da direção, conseguiu-se pintar, trocar a iluminação, reforçar a energia, ajeitar o ar-condicionado, colocar mobiliário novo. Agora esse é o nosso lugar, porque, dando um olhar geográfica na fala, é um sinal de pertencimento.” O ambiente – localizado na sala 131 do Bloco A – objetiva maior interação entre os alunos e a gestão, além de ser um lugar de estudos, dispondo de quadro branco, computador e impressora para a formulação de documentos como ofícios.

A aproximação da sala com o bloco de Geografia, segundo o estudante do curso Cândido Francisco Paula Neto, 3º período, ocasionará maior aproveitamento do Centro Acadêmico, pois havia “uma dificuldade enorme de usar o CA como espaço de estudo por causa da locomoção que tínhamos que fazer. É um espaço que nos identificamos e conseguimos estudar tendo tudo que a gente precisa.; temos livros, mapas, pdfs e etc. Agora está até mais próximo de nós do que a biblioteca”.

Comportando as maiores turmas de licenciandos do campus, o curso de Geografia permaneceu no Bloco A por solicitação dos docentes, visando a comodidade dos estudantes dentro de salas de aula amplas. A decisão influenciou na realocação do Centro Acadêmico: “Nós optamos estar mais próximos – foi um acordo do Centro Acadêmico com a Direção Geral e com nossos coordenadores de curso –, porque os alunos, pela distância, não tinham essa proximidade com a sala do CA",- comenta Vinícius.

O diretor-geral Carlos Alberto Henriques esclareceu o esforço do trabalho em conjunto para auxiliar os Centros Acadêmicos do campus diante das solicitações: “Temos um compromisso com os CAs de valorizá-los como eles devem ser e uma das principais formas é a questão de espaço, que não é determinante, mas muito importante para que consigam desenvolver o trabalho de forma digna. Esse foi meu compromisso e Vinícius estabeleceu esse pedido, mas estamos também observando os outros Centros Acadêmicos; estamos também vendo o do Teatro para colocar uma sala mais próxima.”

História – Há 13 anos o Centro Acadêmico de Geografia (CAGEO) foi criado, ocupando o posto de CA mais antigo da instituição. Coordenador do curso de Geografia, o professor Luis Felipe Umbelino reconhece o empenho da gestão, que tem “conquistado seu espaço ao longo desses anos, batalhado por recursos e eventos, os quais são muito apoiados pelos alunos para serem concretizados. Eu espero que continuem lutando pelo crescimento do curso de Geografia e utilizem o espaço da melhor maneira possível, porque muitas vezes recebemos um presente e não fazemos um bom uso. Não se acomodem, busquem mais recursos para dentro do espaço, que possam criar atividades e fortalecer o curso.”