CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Pós-Graduação

Paisagismo e direito à cidade são temas de aula inaugural de cursos

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 16/05/2019 18h05, última modificação 20/05/2019 14h14
Aula será ministrada nesta sexta-feira, 17 de maio, às 19 horas, pela professora pesquisadora Rita de Cássia Martins Montezuma.
Pós-Graduação

 A Pós-Graduação em Ensino de Geografia tem sua primeira turma, formada por 25 alunos. Já a Pós-Graduação do Curso Arquitetura das Cidades: Suas Demandas e Tecnologias tem este ano sua segunda turma, com 35 alunos. De acordo com a coordenadora da pós-graduação no campus, a professora Danielly Cozer Aliprandi, o curso atende às discussões mantidas nos últimos anos sobre a verticalização, resultando na possibilidade de recém-formados fazerem a pós-graduação, assim como egressos. A linha de pesquisa foi definida em debate com os docentes considerando suas especialidades, interesses e também a demanda de mercado. A experiência inicial resultou em grande aproveitamento, tendo 25 dos 30 alunos inscritos fechado o curso e apresentado seus trabalhos de conclusão. 

Ensino de Geografia - O curso vem atender a uma demanda por uma especialização na área de Ensino de Geografia, a ser ofertada de forma gratuita pelo Curso de Licenciatura em Geografia, oferecido no Campus Campos Centro do IFF. De acordo com o coordenador, o professor pesquisador Linovaldo Miranda Lemos, "o curso contará com professores da própria instituição e convidados, todos especialistas nos componentes curriculares que compõem a pós-graduação. Trata-se de professores mestres, doutores e pós-doutores, com experiência nos respectivos campos de estudos dentro da área de ensino".

A professora Rita de Cássia Martins MontezumaPossui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Geografia da Universidade Federal Fluminense, regime 40 horas DE, com atuação em ensino e pesquisa no curso graduação e Pós-Graduação em Geografia e Arquitetura. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia da paisagem/geoecologia, ecologia urbana, ecologia de ecossistemas e diagnóstico ambiental. É líder do grupo de pesquisa NIPP (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas de Paisagens), onde desenvolve pesquisas integradas na área de Geografia e Ecologia. Como professora colaboradora atua no Mestrado Profissional em Arquitetura Urbanística do PROURB/UFRJ (Fonte: Plataforma Lattes) 

Pós-Graduação