CAMPUS CAMPOS CENTRO

Arte

Núcleo de Dança do IFF Campus Centro realiza intervenção artística na Praça São Salvador

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 19/12/2017 17h52, última modificação 26/12/2017 10h09
O "Arrastão" realizado no Centro teve como finalidade concluir trabalhos de experimentação e pesquisa.
Alunos do Núcleo no campus

O Núcleo de Dança criado a partir do projeto "Processos de Pesquisa e Criação em Dança: grupo experimental" realizou uma intervenção artística na Praça São Salvador como uma das propostas para o encerramento da primeira parte de pesquisas e experimentações do projeto.

O Núcleo de Dança é composto por alunos de diversos cursos do IFF Campus Campos Centro, bem como pelos bolsistas Blener Peçanha, Gezebel Nunes, Larissa Rangel, Maria Carolina Moura e Morena Loroza, sob orientação da professora de dança Tatiana Oliveira. O grupo vem realizando desde agosto experimentações corporais e pesquisas que refletem sobre os modos de pensar e fazer dança, e, explorando diferentes estímulos causados pelo espaço, chega a intervenção urbana "Arrastão".

A palavra “Arrastão” é conhecida como uma tática de roubo coletivo urbano. "Desta mesma forma surge nossa releitura do arrastão; que ao invés de roubar os pertences dos transeuntes pretende doar aos mesmos diferentes formas de fruir o espaço, numa relação de troca em que arrastamos nossos corpos. O arrastão também pode ser entendido como uma grande rede de pesca à beira-mar ou que as traineiras arrastam pelo fundo da água, e nós nesse cardume humano iremos experimentar os movimentos individuais, e também nos deixaremos contagiar pela maré do grupo, assim como a palavra arrastão pode ser entendida nas expressões 'ir de' ou 'ir no arrastão', deixar-se levar por influência de alguém." - explica a professora e bailarina Tatiana Oliveira, coordenadora do Núcleo.

A aividade ocorreu no dia 20 de dezembro, quarta-feira, às 10h.