CAMPUS CAMPOS CENTRO

TI

O que está sendo feito para ampliar e melhorar o acesso à internet

por Marcelo Abreu - Diretor da DTIC do Campus Campos Centro publicado 14/09/2018 20h48, última modificação 14/09/2018 20h48
Em artigo, o diretor da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) faz um balanço do serviço e de investimentos esperados.
Expansão da rede de internet

Bolsista da DTIC prepara cabo de rede para um dos pavimentos do Bloco G (Foto: Rakenny Braga)

A DTIC vem trabalhando para oferecer à comunidade do Campus Campos Centro mais acesso à internet. Em várias frentes os servidores e alunos do diretoria têm diversificado as tecnologias, empregando soluções mais baratas e eficientes que têm atingido diretamente os usuários.

O setor de redes tem aumentado o número de pontos de telecomunicações em todo o campus. Sob a orientação do servidor Ricardo Sampaio, um grupo de alunos vem trabalhando na instalação de pontos em todo bloco G, e já ha programação para os blocos A, B, D e F com a compra de mais de 100 caixas de cabos.

Outro ponto de gargalo é a rede sem fio, onde mais de 40 rádios de acesso já foram instalados e há previsão de mais 50. Esse serviço vem sendo orientado pelo servidor Luiz Gustavo, que mapeou todo o campus e verificou os locais de maior necessidade da rede sem fio. Junto com um grupo de alunos é feita a instalação do rádio que pode funcionar em três tecnologias diferentes: SCIFI, tecnologia implementada em parceria com a UFF, 3COM tecnologia já existente e a tecnologia Ubiquiti Unifi, adquirida há pouco. Cabe ressaltar que a diversidade se dá em função da proposta de aliar eficiência e custos.

Os alunos atualmente acessam a rede LIVRE, essa rede é de gerência do servidor Revair Lourenço que, com um grupo de alunos, instalou pontos de acesso à rede sem fio para que os estudantes possam ter internet em seus celulares. Está previsto o aumento no número de rádios de acesso também para esse serviço. Todas essas formas de acesso à rede, junto com os mais de 40 laboratórios, o micródromo e os pontos de rede já existentes, demandam um aumento no link de internet no campus, o que já está sendo providenciado.

Para ser possível aumentar o link é necessário a compra de uma maior banda de internet. Visando não gerar mais custos para o campus, a Direção Geral, em acordo com o DTIC, substituiu o serviço de uma empresa terceirizada, no micródromo, pelo dos alunos orientados por servidores da DTIC gerando uma economia de aproximadamente 15 mil reais mensais, além da oportunidade  aos alunos de desempenharem funções correlatas ao mercado de trabalho.

Com parte dessa economia está sendo contratado um link de internet para suprir a demanda atual e futura do campus. O processo de compra já se encontra em andamento na Reitoria.