CAMPUS CAMPOS CENTRO

Arte e Educação

O teatro de rua e sua interação com a cidade é tema de oficina oferecida a estudantes

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 22/03/2016 11h10, última modificação 22/03/2016 11h10
Evento resulta da parceria entre a Coordenação de Arte e Cultura e a Coordenação do Curso de Licenciatura em Teatro do Campus Campos Centro
Grupo durante apresentação em São Luis do Maranhão

Foto: Grupo Xama Teatro (Divulgação)

A oficina tem carga horária de 16 horas e será ministrada pela professora Michelle Cabral. Participarão estudantes do Curso de Licenciatura em Teatro do IFF, além dos integrantes do projeto de extensão, Teatro de Rua , organizado pela professora Takna Formaggini.

A professora Michelle coordena o laboratório de pesquisa A cidade como palco: jogo, texto e espaço no teatro de rua, do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

O curso de Licenciatura do IFF tem entre suas áreas de estudo o Laboratório de Teatro de Rua. A interação entre o IFF e a UFMA consolida a missão institucional no ensino superior de contemplar na formação acadêmica as vivências em ensino, pesquisa e extensão. De acordo com a professora Michelle, "A proposta busca, além da troca de saberes entre nossas práticas e metodologias como docentes, sobretudo instrumentalizar o aluno nos conceitos que norteiam esta modalidade do fazer teatral, assim como a história e as estéticas do teatro, quando se apropria do espaço público para sua expressão". Diz a profa. Ms. Michelle Cabral.

A coordenadora da Licenciatura em Teatro do IFFluminense, professora Katia Macabu, destaca a importância desta formação para os estudantes do curso, "tendo em vista desenvolver esta habilidade no professor artista de teatro que estamos formando. Queremos oportunizar, neste curso, o maior acesso possível dos estudantes com a diversidade da linguagem teatral para possibilitar seu melhor desempenho profissional nas escolas de Educação Básica onde irão trabalhar futuramente".