CAMPUS CAMPOS CENTRO

OMIF 2019

Olimpíada de Matemática desperta amizades do norte ao sul do país

por Chaeny Gama/Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 20/09/2019 12h43, última modificação 20/09/2019 14h37
Competidores de diversos estados aproximam-se na 2ª Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF), sediada no Campus Campos Centro.
OMIF

Estudantes participam de visita guiada no Campus Campos Centro do IFF (Letícia Cunha).

Os estudantes começaram a chegar nesta quinta-feira, 19 de setembro, e na manhã desta sexta-feira participaram de visita guiada pelo campus. Professores dos institutos participantes também acompanharam a visita. A Comunicação Social conversou com alguns estudantes sobre a Olimpíada. Participando pela segunda vez, Cleomar Felipe Rabelo, 17 anos, veio do Instituto Federal do Mato Grosso - Campus Cuiabá - Coronel Octayde Jorge da Silva para participar da competição. Ele cursa o técnico Edificações integrado ao ensino médio. Embora tenha como meta conquistar uma medalha, comenta que este não é o objetivo principal: "Espero principalmente conhecer novas pessoas, não é nem pela prova que a gente vem e sim pela experiência de conhecer novas culturas. Me preparei? Um pouco. É que a gente já é muito ligado a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), então se preparando para OBMEP, a gente já se prepara também para OMIF", observa Cleomar.

Juntamente ao colega estava Tiago da Silva Henrique, 18 anos, estudante do curso técnico de Química integrado ao ensino médio no Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Florianópolis Centro, também participando pela segunda vez da OMIF. Tiago conta que é a primeira vez que viaja sozinho para uma cidade desconhecida e que está impressionado com a diferença de tamanho e população entre os campi: "O campus aqui é muito diferente.  Lá em Florianópolis o prédio tem dois andares, é bem extenso, mas é pequeno em relação a esse. Aqui olhei pra cima e vi vários andares." Ele espera conhecer pessoas, cursos e trocar experiências. Tiago também já participou de outras olimpíadas, a estadual de Santa Catarina e a OBMEP.

Com apenas 16 anos, Marcus Vinicius Pereira da Costa, estudante do Curso Técnico em Rede de Computadores integrado ao ensino médio, veio do Instituto Federal de Tocantins - Campus Araguatins e revela que desde sempre aprecia a matemática: "Participei da OBMEP desde o ensino fundamental até o ensino médio, só que nunca consegui medalha, só tenho menção honrosa". Este ano é a segunda vez que ele participa da OMIF. No ano passado, não conseguiu a nota de corte para a segunda fase. "Havia conseguido a nota de corte pra Olimpíada de Geografia, consegui o bronze na nacional. Mas a área que eu gosto mesmo é matemática, é minha paixão", detalha.

Tainara dos Santos Mareco, 17, cursa o Técnico de Eletrotécnica Integrado, no Instituto Federal do Mato Grosso do Sul - Campus Campo Grande. Ela conta que é a quarta vez que viaja para concorrer aos desafio, mas ainda assim, declara: "Eu estou nervosa para a realização da prova, acho que é normal, tem bastante aluno concorrendo. Vou tentar dar o meu melhor pra conseguir uma medalha e, mesmo se não conseguir, estou bem satisfeita já por conta da viagem, o contato com as pessoas de diversas regiões do Brasil. Espero que esse evento acrescente tanto em mim como pessoa como também na área de Matemática. Eu gosto de ter contato com gente que gosta das mesmas coisas que eu, dá pra aprender bastante. Eu fico feliz só de estar aqui", comenta Tainara instigada por uma curiosidade: "Eu reparo apenas que não tem tantas meninas concorrendo também".