CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Ciência

Paródias musicais como recurso para explicar fenômenos químicos

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 04/05/2018 17h01, última modificação 08/05/2018 18h45
Trabalho organizado por alunos do 7º período da Licenciatura em Ciências da Natureza vão ser apresentados no dia oito de maio, no Auditório Miguel Ramalho.
Química

Musicalizando a Química em Forma de Paródias. Produzidas pelos estudantes, as 10 paródias do projeto, preparadas para a apresentação em formato de musical, serão divididas em seis cenas. Em cada paródia, o público tomará conhecimento sobre como funciona a elaboração de produtos. Um exemplo é o achocolatado vendido em caixinhas longa vida. 

São situações que integram o cotidiano alimentar das pessoas ou o emprego de processos químicos que formalmente se desconhece, embora esteja em algo do dia a dia. A arte se une à química, nesse caso, para ajudar a dar conta do entendimento sobre assuntos como o que é uma solução, o papel do solvente, no caso do achocolatado, o leite. Cerca de 40 estudantes estão envolvidos no projeto. 

A estudante Fabíola Damasceno de Lourdes ministrou aulas complementares em 2017 para a turma do 2 ano (atual 3° ano) do Curso Integrado em Informática  com a licencianda Fabíola em horários vagos. O grupo do Programa Educação Tutorial (PET) que reúne as áreas de Química, Física e Biologia - do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza também é parceiro do projeto.   

A professora Érika Bull Soares De Nadai é orientadora da monografia da qual resultou o projeto Musicalizando a Química. "A cada bimestre os alunos da turma elaboraram paródias como forma de resumir os conteúdos de química estudados e auxiliar na compreensão destes", explica Érika.

A música foi utilizada como recurso didático motivador, para tornar o estudo mais atrativo e "motivar outros alunos e professores na utilização de resultados diferentes nas aulas de química", destaca a professora

Paródias

Paródia: Brincadeira de cinética 
Música original: Brincadeira de criança

Paródia: O que são as soluções?
Música original: Bob Esponja - Calça Quadrada

Paródia: O Toddy se dissolveu
Música original: O nosso santo bateu

Paródia: Olha a solução
Música original: Olha a explosão

Paródia: Oxi-redução é difícil pra caramba
Música original: Cara bacana

Paródia: Fazer pilha
Música original: Fazer falta

Paródia: Eletroquímica 
Música original: Rebelde

Paródia: Hey now
Música original: Smash Mouth - Alll Star

Paródia: Oxi-redução
Música original: Abertura - Clube Winxs

Paródia: É na termoquímica 
Música original: Cheia de manias