CAMPUS CAMPOS CENTRO

Na UNIRIO

Participantes do projeto Siminino em palestra proferida por autor inglês.

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 29/03/2019 17h58, última modificação 02/04/2019 10h41
Coordenadora e bolsistas do projeto compareceram à universidade para debate e palestra ministrada por professor e autor de obra da teoria da pedagogia do teatro.
Projeto Siminino

O palestrantes, professores e estudantes .

As bolsistas Thalia Marques e Quélen Walter do projeto, acompanhadas da docente de Teatro do IFF Campos Centro Maria Siqueira, foram convidadas para uma reunião semanal feita pelo Programa Teatro em Comunidades, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. A professora Maria Siqueira elaborou o projeto Siminino com base nas vivências dentro do Programa enquanto aluna de graduação, tendo como sua orientadora no mestrado a professora doutora Marina Henriques, que também é a coordenadora da iniciativa da UNIRIO.

Elaborado pelo Departamento de Ensino do Teatro da universidade, o Teatro em Comunidades engloba atividades voltadas para Nível Superior, como pesquisas institucionais, ensino acadêmico e extensão social e pesquisa. Tim Prentki, professor doutor da Universidade de Winchester, na Inglaterra, conduziu uma palestra sobre Teatro Aplicado na ocasião.

A professora de Teatro participou da experiência não apenas como ouvinte, mas também desempenhou o papel de tradutora do discurso realizado pelo professor inglês. “Foi bem interessante, visto que não é minha área de atuação, mas sendo o Tim Prentki – um autor muito lido por nós –, potencializou nossa troca. Apesar do meu amadorismo, a compreensão dele e da plateia garantiu o sucesso da comunicação”, relata Maria Siqueira.

O projeto – Criado em 2018, Teatro Siminino surgiu a partir de projetos de pesquisa e extensão aprovados em edital interno do IFF, possibilitando atividades como a formação de turmas de teatro infantis e juvenis abertas à comunidade, além de promover pesquisa teórica alimentada pela prática das aulas ofertadas acerca da pedagogia do teatro com ênfase em teatro aplicado. Segundo Maria Siqueira, o projeto auxilia na potencialização “da formação dos licenciandos em Teatro” e, acrescenta:

– Ano passado promovemos um ciclo de estudos sobre teatro, infância e juventude na Villa Maria e este ano estamos pesquisando a cena profissional de teatro juvenil através da montagem de um espetáculo.