CAMPUS CAMPOS CENTRO

Futuro Acadêmico

"Partiu Universidade", projeto da Escola Estadual 15 de Novembro, visita o IFF

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 22/08/2017 17h50, última modificação 22/08/2017 17h50
Turmas das etapas finais do Ensino Médio são recebidas pelo diretor de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação
Partiu Universidade!

O diretor de Pesquisa e Extensão, Jonivan Coutinho, ministrou palestra para os estudantes (Foto: Núcleo de Imagens/Simone Brasileiro).

O Campus Campos Centro do IFF é a quarta instituição visitada pelos estudantes no projeto #partiu universidade. A coordenação pedagógica da Escola Estadual 15 de Novembro sentiu a necessidade de estimular as turmas do Ensino Médio, num momento em que muitos se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

"Nós pedimos ao professor Jonivan para mesclar as informações e também falar dos cursos técnicos porque muitos não fizeram a inscrição para o Enem, o que pode significar que não têm interesse em um curso superior", explica a coordenadora pedagógica da escola estadual, Irecy Damasceno.

Até por sua localização, ao lado da rodoviária distrital e intermunicipal Roberto Silveira, a escola 15 de Novembro recebe muitos estudantes da porção rural de Campos dos Goytacazes. Conhecer o Instituto Federal Fluminense era um desejo identificado por Irecy e professores da escola. "Não é só um passeio, perguntamos quem gostaria de participar das visitas. Muitos alunos fizeram a inscrição no Enem e procuramos leva-los às universidades para eles sentirem o desejo de fazer parte. Alunos sonham em estudar no  IFF e, visitando, eles viram com o professor Jonivan que podem estar aqui, como um ex-aluno da escola que encontramos aqui pela manhã ", comenta Irecy.

As visitas ao campus foram realizadas nos turnos da manhã e tarde desta terça-feira, 22/08. Na primeira etapa participaram 63 alunos e à tarde 26 foram recebidos pelo professor Jonivan Coutinho Lisboa, diretor de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação do Campus Campos Centro, para uma palestra seguida de visita a laboratórios. "Procuramos colocar as possibilidades de acesso a cursos oferecidos no campus, seja técnico ou superior. Muitos têm necessidade de um curso para se colocar logo no mercado de trabalho, então os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio foram mostrados, outros poderão fazer um curso superior e mostramos tudo o que temos a oferecer", resume o professor Jonivan.