CAMPUS CAMPOS CENTRO

Notícias

Primeira Turma

Pós-Graduação dedicada a estudar a cidade tem primeiras defesas de TCC

por Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 28/03/2019 15h15, última modificação 29/03/2019 18h30
Bancas avaliaram trabalhos que propõem soluções para cidades como Campos dos Goytacazes.
Arquitetura das Cidades

Defesa do Trabalho de Conclusão de Curso de Lívio Bissonho (Foto: Letícia Cunha)

Foi uma semana "de muito trabalho", como observa a coordenadora do curso, a professora Aline Couto da Costa, em que nada menos que 25 Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) foram defendidos, permitindo a formatura da primeira turma do Curso de Pós-graduação Arquitetura da Cidade: Suas Demandas e Tecnologias. As defesas foram iniciadas na sexta-feira, 22 de março e serão encerradas nesta sexta-feira, 29 de março. 

Gostaria de registrar que se trata da culminância de muito trabalho, feito com amor, dedicação e boa vontade dos coordenadores e professores, que aceitaram o desafio de participar do curso de modo voluntário, a fim de possibilitar a verticalização no ensino da Arquitetura e Urbanismo, sendo essa uma solicitação de muitos alunos egressos, dentre outros estudantes e profissionais da sociedade - enfatiza Aline. 

Retorno - Uma das estudantes que apresentou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é a arquiteta e urbanista Iara Salles Barbosa, formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A pós promoveu seu retorno, 10 anos depois, ao IFF. Sua formação na educação básica se deu no curso técnico em Edificações. "Tendo essa oportunidade de fazer a pós na região, retornei ao IFF", comentou ela após a defesa. 

Já Maria Rachael Rangel fez toda sua trajetória no Instituto, do médio técnico à graduação em arquitetura e urbanismo e agora o curso de pós-graduação. Ambas gostaram do curso:  "os professores estiveram sempre dispostos a ajudar", comenta Maria Rachael. "Foi a mais do que eu imaginava por ser a primeira turma", revela Iara. 

Em seus trabalhos, Iara e Maria Rachael estudaram um método baseado no uso de tecnologia para auxiliar na elaboração do Plano Diretor de uma cidade. Elas trabalharam com o conceito de City Information Modeling (CIM), uma espécie de plataforma digital que engloba toda infraestrutura de uma cidade em um sistema. "Isso facilita a interação dos profissionais envolvidos e da população com a própria cidade. É um sistema que facilita bastante o gerenciamento de uma cidade", explica Rachael. Iara estuda a viabilidade de aplicá-lo em Campos dos Goytacazes. 

 Também formado em Arquitetura e Urbanismo, curso oferecido pelo Campus Campos Centro, Lívio Bissonho de Almeida Pinheiro fez trabalho sobre a função social da propriedade. Para ele, o curso de pós-graduação, oferecido no Campos, "é muito bom porque complementa o que a gente estudou durante a faculdade e traz informações novas". 

Em seu TCC, Lívio estuda, entre outras questões, a especulação imobiliária e seus efeitos, como a gentrificação, em que áreas são valorizadas segundo a lógica do mercado e antigos moradores acabam tendo de se mudar. "Essas áreas são tão valorizadas, e tendem a se valorizar cada vez mais, porque vão atrair mais recursos do poder público. O mercado sempre tende a direcionar o investimento do poder público. Acaba que as pessoas são obrigadas a sair e se concentrar em áreas cada vez mais afastadas do Centro programado e planejado com infraestrutura", observa Lívio. 

A coordenadora fala por fim sobre o curso e os trabalhos apresentados:

- Ficamos muito felizes com o empenho e os resultados apresentados pela primeira turma, que teve um caráter multidisciplinar. Os trabalhos proporcionam significativas reflexões e contribuições, sob diversas perspectivas e áreas de conhecimento, em prol da cidade e seus cidadãos - conclui Aline.